sábado, 31 de outubro de 2020

[0258] 31 de Outubro: Dia Mundial das Cidades

Hoje é o Dia Mundial das Cidades.

A fotografia que as Nações Unidas associaram a esta comemoração (ver: https://unric.org/pt/dia-mundial-das-cidades/) talvez nem seja a que melhor traduz a realidade das actuais cidades, nem talvez a que muitos desejam que elas venham a ser:

Quais são os argumentos apresentados naquele sítio para que tenhamos em atenção a actualidade e o futuro das nossas cidades?

 

Hoje, mais da metade da população mundial vive em áreas urbanas. Em 2050, serão dois terços. Muito daquilo que será necessário para acolher e servir esse mundo cada vez mais urbano ainda terá de ser construído, até mesmo cidades inteiras terão de ser erigidas.

 

Esta é uma grande oportunidade para desenvolver e implementar soluções que possam combater as alterações climáticas e abrir caminho para um futuro sustentável.

 

As cidades consomem mais de dois terços da energia mundial e são responsáveis por mais de 70% das emissões mundiais de dióxido de carbono. As decisões que tomarmos em relação às infraestruturas urbanas nas próximas décadas – planeamento urbano, eficiência energética, produção de energia e transporte – terão uma influência decisiva na curva de emissões.

 

De facto, as cidades são o sítio onde a batalha climática será largamente ganha ou perdida.

 

Para além da sua grande pegada climática, as cidades registam mais de 80% do produto interno bruto mundial e, como centros de educação e de empreendedorismo, são polos de inovação e criatividade, onde muitas vezes são os jovens quem assume a liderança.

Do transporte público elétrico à energia renovável, passando pela melhor gestão de resíduos, muitos dos recursos necessários para a transição para um futuro sustentável e de baixas emissões já estão disponíveis. Cidades de todo o planeta já os estão a tornar realidade. É gratificante ver isso a acontecer, mas precisamos que essa visão se torne a nova regra. Agora é tempo de uma ação ambiciosa.

O Dia Mundial das Cidades chega no fim do «outubro urbano», um mês dedicado à consciencialização sobre os desafios, sucessos e sustentabilidade dos meios urbanos.

 

Ao concluirmos este período, comprometemo-nos a abraçar a inovação para garantir uma vida melhor para as gerações futuras e a traçar um caminho para um desenvolvimento urbano sustentável e inclusivo que nos beneficie a todos


As cidades, talvez para a maioria, em todo o mundo, são o local onde se procura e se encontra, ou não, a solidariedade. Que é uma condição para a nossa vida e também para entendermos o papel que temos em relação ao planeta que habitamos.

 

Ver as mensagens «0014» e «0240» sobre as Cidades Educadoras; a mensagem «0255» sobre as Cidades da Aprendizagem, a mensagem «0093» sobre a comemoração do Dia Mundial das Cidades em 2017 e a mensagem «0202» sobre a Cidade e o Futuro, no Cinema.

Sem comentários:

Enviar um comentário