sábado, 22 de maio de 2021

[0285] Como nos faz bem brincar!

Na próxima Sexta-feira, dia 28 de Maio, celebra-se o Dia Mundial do Brincar.

Brincar é a principal actividade das crianças, e a que elas, ao se tornarem adultas, chamam «jogar».

Louro Artur, pintor almadense nascido em 1943, mostra neste seu «Sonho de Infância» a contiguidade que existe entre as brincadeiras de crianças (jogo do berlinde) e o atrevimento com que exploram o mundo que as rodeia (a escada que dá acesso aos cachos de uvas): 


Os promotores das comemorações do Dia Mundial do Brincar escolheram para este ano em que ainda se vivem as limitações provocadas pela pandemia, o tema brincar é saúde. O seguinte esquema mostra como as crianças se desenvolvem fisicamente, cognitivamente, socialmente e emocionalmente quando brincam:


Já houve tempos em que brincar se fazia sobretudo «na rua». Entretanto surgiram espaços para brincar, por um lado mais controlados, mas também com propostas de «brincadeira» que só aí podem ser realizadas: as ludotecas.
O Instituto de Apoio à Criança tem recenseado regularmente as ludotecas existentes no nosso país. Da última vez que o fez identificou, na Nossa Banda, as seguintes ludotecas (não sendo certo se todas elas estarão ainda hoje a funcionar, nem sendo de excluir a possibilidade de novas ludotecas terem sido abertas):


Neste blogue, o Dia Mundial do Brincar já foi referido nas mensagens «0058» (em 2017) e «0238» (em 2020).

 

Fontes: mensagem de Artur Vaz no Facebook (pintura de Artur Louro) e informações prestadas pelo Instituto de Apoio à Criança (ludotecas)

3 comentários:

  1. A Ludoteca da Escola de Vale de Milhaços, suspendeu a sua atividade com o 1º confinamento, em 16 de março de 2020, esperando retomá-la logo que as condições de utilização dos materiais de que dispõe o permitam. Comemorou o seu 25º aniversário em outubro de 2017, funcionando desde 1992 ininterruptamente.
    Lídia Matias (coordenação)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Lídia.
      Seria interessante, quando terminarem as restrições de movimentos, as diferentes ludotecas se encontrarem!

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar