sábado, 3 de outubro de 2020

[0254] A Universidade Sénior do Seixal

 O Dia Mundial do Professor é celebrado em 5 de Outubro.


O movimento das universidades seniores foi iniciado em 1972, com a abertura da Universidade de Toulouse. Em Portugal a primeira universidade sénior surgiu em 1976, estando hoje activas mais de duas centenas.


A Universidade Sénior do Seixal, ou Unisseixal, abriu no dia 15 de Janeiro de 2007. Aceitando inscritos a partir dos dezoito anos de idade dá, no entanto, pela sua natureza, prioridade aos que tenham mais de cinquenta anos. No seu primeiro ano lectivo teve 239 alunos matriculados, número que tem vindo a aumentar, regularmente, estando prestes a ultrapassar o milhar.

Os alunos são organizados em turmas unidisciplinares (já ultrapassaram, em muito, a centena), correspondentes a um pouco mais de cem disciplinas diferentes, leccionadas por quase cem professores, uns ainda na vida ativa, a grande maioria já na reforma, todos voluntários. Entre as disciplinas destacam-se as musicais, as línguas, as artes, a saúde e a informática.

As aulas decorrem em dois polos principais, o do Seixal (para as aulas teóricas) e o do Centro Cultural e Desportivo das Paivas (para as aulas de movimento e de som). As restantes decorrem no auditório da Junta de Freguesia de Amora, no auditório da Junta de Freguesia de Corroios e na Escola Básica 2+3 de Vale de Milhaços.


A Unisseixal faz parte da Casa do Educador do Concelho do Seixal, uma instituição de solidariedade social constituída por pessoas ligadas à educação que, deste e de outros modos, tem dado provas de preocupação com o bem-estar dos seus associados e da população do concelho em geral, promovendo, para além das aulas, atividades de cunho recreativo e cultural.

Presidindo a esta Universidade encontra-se um Conselho Diretivo, apoiado por um Conselho Pedagógico e por um Senado.


A Unisseixal é o sócio número setenta e dois da RUTIS, a Rede de Universidades Sénior. Os seus polos principais estão situados em edifícios pertencentes à Câmara Municipal do Seixal, que os pôs à disposição da Casa do Educador.


As futuras instalações da Unisseixal ficarão situadas no antigo Grémio da Lavoura, no Fogueteiro, sendo as obras custeadas pelo município:



Fonte: sítio da Unisseixal

Imagem: Seixal Boletim Municipal, nº 753 (Junho de 2020)

Sem comentários:

Enviar um comentário