sábado, 1 de dezembro de 2018

[0168] A World Digital Library / Biblioteca Digital Mundial


A ideia surgiu em 2005, quando James H. Billington propôs que a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos da América, de que era Bibliotecário, criasse uma Biblioteca Digital Mundial para a UNESCO.
A concretização aconteceu em 2009, através da disponibilização gratuita, com apoio multilingue, de conteúdos sobre cada estado-membro da UNESCO: livros, mapas, fotografias, filmes, …

São objectivos principais desta Biblioteca:
·       Promover a compreensão internacional e intercultural;
·       Expandir o volume e a variedade de conteúdo cultural na Internet;
·       Fornecer recursos para educadores, académicos e o público em geral;
·       Desenvolver as instituições parceiras, a fim de reduzir a lacuna digital dentro dos e entre os países.

Um dos documentos acessível nesta Biblioteca, fornecido pela Biblioteca Nacional do Brasil, é o «Mappa Humorístico da Europa», desenhado em 1914, altura em que a Iª Guerra Mundial se estava a iniciar (as comemorações dos 100 anos do seu término ocorreram recentemente):


Tal como está descrito nesta Biblioteca Digital, este mapa criado “pelo famoso ilustrador e pintor modernista português António Soares (1894 - 1978)” e “pode ser visto como uma reprovação às potências da Europa, que na época contribuíram para que o continente europeu caísse numa grande conflagração que resultou na Primeira Guerra Mundial. Cada uma das 21 nações é representada como um animal, com os nomes dos países apresentados numa legenda no canto superior esquerdo do mapa. As principais potências são retratadas como enormes feras selvagens. A Rússia, um urso polar, agarra e tira sangue da Áustria-Hungria, retratada como um lobo, e o tigre da Alemanha devora o cervo da Bélgica. A Grã-Bretanha, um leopardo, e a França, um leão, ambos tentam lutar contra o tigre. A Sérvia parece ser um rato, que rói a orelha do lobo austro-húngaro. A Turquia Otomana aparece como um crocodilo um tanto desinteressante, enquanto os países menores, muitos deles neutros, são representados por animais menores e mais pacíficos, como o coelho albanês e a tartaruga grega. Mapas retratando países como animais eram produzidos há bastante tempo na Europa, desde os séculos XVI e XVII, quando os Países Baixos eram frequentemente referidos como um leão.

Fonte (texto e imagem): sítio da World Digital Library (em português)

Sem comentários:

Enviar um comentário