sábado, 31 de março de 2018

[0126] O Museu do Dinheiro, em Lisboa


O museu situa-se na antiga Igreja de São Julião (situada ao lado da Praça do Município), aberta ao culto em 1810 e mais tarde transformada em Casa Forte do tesouro nacional, na dependência do Banco de Portugal.
Nas recentes obras destinadas à preparação deste espaço como museu foi descoberto um troço da muralha mandada erigir por D. Diniz, que é possível observar na cave:


Cada um dos núcleos da exposição permanente deste museu está nomeado por um verbo transitivo: tocar (numa barra de ouro); trocar (diferentes formas de bens equivalentes a dinheiro); convencionar (o que se toma por dinheiro); representar (episódios ou pessoas através do dinheiro); narrar (a genealogia do dinheiro e da banca); fabricar (moedas e notas); ilustrar (as culturas dos países que usam o dinheiro); testemunhar (o uso pessoal do dinheiro); e revelar (o que se encontrou nas obras de recuperação do edifício).

Fontes: sítios da Câmara Municipal de Lisboa (para o mapa das muralhas da cidade) e do Museu do Dinheiro (para as informações acerca do museu)

Sem comentários:

Enviar um comentário