quarta-feira, 14 de março de 2018

[0123] O Plano de Promoção do Sucesso Educativo da Câmara Municipal de Almada


Contando com a generosidade do financiamento europeu, o Estado central definiu o programa Portugal 2020 e diversas autarquias têm vindo a inserir-se nele através dos seus próprios planos (mensagem «0072»).
Em Almada foi há pouco mais de uma semana apresentado o respectivo plano municipal, que conta com a participação de treze agrupamentos escolares e de duas escolas secundárias e que se iniciou através de uma Semana da Leitura.


Segundo o responsável municipal pela educação em Almada, a filosofia do programa nacional visa promover o sucesso actuando antecipadamente, em vez de apenas quando os problemas que podem conduzir ao insucesso ou ao abandono se manifestam; e o plano almadense fá-lo-á através de um conjunto de iniciativas de enriquecimento curricular, para os diferentes graus de ensino, nas mais diversas áreas.

Uma dessas iniciativas está centrada nos hábitos de leitura e de escrita. Mas também há iniciativas relacionadas com a matemática, as outras ciências, o desporto, a criatividade e outras expressões.

Uma das iniciativas, da responsabilidade do Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté (que não tem ensino secundário), está a colocar todos os alunos a ler durante os primeiros dez minutos de aulas, podendo ler o que quiserem, ou livros trazidos de casa ou requisitados na biblioteca.

Fonte: sítio da Agência de Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário