segunda-feira, 9 de outubro de 2017

[0089] Dois tópicos interessantes do relatório «Education at a Glance» deste ano

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) publica anualmente o relatório «Education at a Glance».


Duas informações interessantes salientadas pelo jornalista Samuel Silva no relatório de 2017, recentemente divulgado:

Em média, 39 % das crianças com 2 anos dos países que compõem a OCDE estão já inscritas no sistema de ensino. “Nos países do Norte da Europa, a cobertura é praticamente universal. Na Islândia, 95 % das crianças de 2 anos estão no ensino pré-escolar, ao passo que na Noruega e Dinamarca são 91 %.”
Só há sete países que não têm nenhuma criança de 2 anos no ensino pré-escolar: Arábia Saudita, Canadá, EUA, Irlanda, Letónia, Portugal, Suíça e Turquia.

Entre 2010 e 2014, verificou-se nos países da OCDE um aumento considerável do investimento no ensino superior, que foi até mais elevado do que o crescimento do número de alunos, assinalando a importância que os governos têm colocado no sector.
Na generalidade dos países, os cursos mais procurados são os de Gestão e Direito. Em Portugal a maioria dos alunos diploma-se nas áreas de Engenharia. Só a Coreia do Sul tem uma realidade semelhante.

Fonte: Silva (2017 (d)

Sem comentários:

Enviar um comentário