domingo, 8 de outubro de 2017

[0088] O MAEDS - Museu de Arqueologia e Etnologia do Distrito de Setúbal

O Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal (MAEDS) foi fundado em Dezembro de 1974, pela Junta Distrital de Setúbal, e abriu ao público, na cidade de Setúbal, em 1976.


Segundo o seu sítio:

A perspectiva teórica que enforma a actividade do MAEDS defende para a instituição museológica um protagonismo não só no plano cultural, mas também no desenvolvimento económico-social regional. Vários programas de mobilização dos bens culturais de carácter material e imaterial, enquanto recursos económicos, têm sido considerados com sucesso, importando implementar esta linha de acção. O museu é aqui entendido como um espaço de liberdade, incentivador da criação, amplamente aberto à sociedade civil, onde a produção e consumo culturais devem ser estimulados.

Possui um valioso acervo arqueológico representativo do distrito de Setúbal: colecções pré-históricas (Paleolítico inferior e médio, Epipaleolítico, Mesolítico, Neolítico, Calcolítico, Idades do Bronze e do Ferro), romanas e pós-romanas.
E possui também colecções de etnografia: artefactos relativos às actividades tradicionais de pesca, recolecção, salicultura, criação de gado, agricultura, construção naval, fiação e tecelagem, arte popular e artesanato rural e urbano.

Fonte: sítio do MAEDS

Sem comentários:

Enviar um comentário