sábado, 25 de setembro de 2021

[0303] O relatório «Education at a Glance» de 2021

O relatório Education at a Glance deste ano foi divulgado há dias pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). Um dos temas que a jornalista Clara Viana dele destacou foi o das questões relacionadas com o «género». Escreveu ela: “Quase nada mudou no fosso entre rapazes e raparigas que se instalou no sistema de ensino. Eles continuam a chumbar mais, estão em maioria nos cursos que não têm o superior como saída óbvia e em minoria entre os licenciados. Mas no mercado de trabalho continuam a ganhar mais.

Para o ilustrar, deu o exemplo das repetências. No seguinte quadro figuram as percentagens de alunos repetentes, em 2019, no Ensino Básico e no Secundário, quer em Portugal, quer na OCDE, estando sob elas, entre parêntesis, as percentagens correspondentes aos rapazes:

Outro dos temas abordados por Clara Viana é o dos jovens que não trabalham nem estudam. Neste outro quadro figura a sua evolução percentual, de 2019 para 2020, em Portugal, na OCDE e nos países com o melhor e o pior registo da OCDE, respectivamente a Holanda e a África do Sul:



Fonte: Clara Viana, no jornal Público (2021)

Sem comentários:

Enviar um comentário