sábado, 6 de fevereiro de 2021

[0271] As Escolas do Piedense

Conforme breve anúncio aqui dado (mensagem «0191»), foi apresentado, no dia 2 de Junho de 2019, no salão nobre do Estádio Municipal José Martins Vieira (Cova da Piedade), o livro

Escolas do Clube Desportivo da Cova da Piedade
50 Anos ao serviço do ensino popular e da democracia
.


A Cova da Piedade resultou de três vagas migratórias. Na transição do século XIX para o século XX, os beirões chegaram para trabalhar, essencialmente, na indústria e nos serviços; depois vieram os algarvios, sobretudo de São Brás e de Silves, para trabalhar na cortiça; e, a partir do início da década de 40, como consequência da mecanização do trabalho agrícola no Alentejo, chegaram os alentejanos.
Em 1947, ainda na ressaca da IIª Grande Guerra, os sócios de dois dos clubes da Cova da Piedade decidiram fundi-los num só. O mais antigo, fundado em 1914, era o União Piedade Futebol Clube; o mais recente, fundado em 1928, era o Sporting Clube Piedense. Apesar das marcadas rivalidades existentes entre muitos dos seus dirigentes e sócios, nasceu assim o Clube Desportivo da Cova da Piedade (CDCP).

 

As «escolas» começaram pouco depois.
Em 1948, dando continuidade às creches que a indústria corticeira local já garantia, foi criada uma escola Pré-Primária, talvez a primeira no país, que também foi pioneira ao juntar meninas e meninos dos 4 aos 7 anos de idade. Primeiro abriu na Rua das Salgadeiras; depois, dada a grande procura, também na Rua União Piedense. Funcionou até 1978.

As aulas de Cultura Geral foram iniciadas em 1963, perdurando, sob outras formas, até hoje. Incluíam exposições de artes plásticas, visitas de estudo e debates com intelectuais, como Ferreira de Castro, Bernardo Santareno, Matilde Rosa Araújo, Assis Esperança, Fernando Gusmão, Morais e Castro e Joaquim Benite. Foi com esta cobertura que se ajudou a preparar o Congresso da Oposição Democrática, realizado em 1973, em Aveiro.

Também em 1963 se iniciaram as aulas noturnas, de preparação de adultos para os exames do 2º e do 5º ano do Liceu (hoje 6º e 9º ano) e para o acesso à Universidade.

 

Segundo o testemunho de Artur Jaime Ferreira de Castro Rodrigues, “As Escolas pré-primárias ajudaram a colmatar lacunas numa freguesia onde as pessoas tinham uma grande vontade de aprender e de se manter informadas. A título de exemplo: lembro-me de que, nas fábricas de cortiça, sobretudo no período do movimento anarquista, quando a maioria dos operários eram analfabetos, se quotizavam entre si, do pouco que ganhavam, para terem um leitor na Sala de Escolha, o que revela a forte consciência colectiva que se estabelecia em torno da necessidade de aceder à informação. Outro exemplo dessa necessidade é reflectida através do importante papel que as bibliotecas das várias organizações associativas (Clube Recreativo Piedense, SFUAP e Cooperativa Piedense) tiveram.

 

Fontes: livro do Colectivo das Escolas do Clube Desportivo da Cova da Piedade (2019; pp. 8, 11, 16, 19, 20, 21, 22, 25, 26, 27 e 30)

Nota 1: nos diversos textos que compõem este livro surgem duas datas (nas pp. 25 e 26) para a fundação do Sporting Clube Piedense, 1928 e 1932; adoptei a primeira apenas por provir da mesma fonte que indica a fundação do União Piedade Futebol Clube.

Nota 2: de igual modo notei uma não coincidência testemunhal em relação à data de início da Pré-primária (1948 na p. 8 e 1947 na p. 25); adoptei a primeira data por estar integrada num testemunho mais alargado (integrando outras datas).

Sem comentários:

Enviar um comentário