sábado, 2 de janeiro de 2021

[0267] Educação Patrimonial (VI)

Por decisão de Fernando Pessoa, o seu heterónimo Álvaro de Campos, depois de “uma educação vulgar de liceu”, foi “estudar engenharia, primeiro mecânica e depois naval”.
É de Álvaro de Campos este poema

 

O binómio de Newton é tão belo como a Vénus de Milo. O que há é pouca gente para dar por isso. 



Na imagem, à esquerda, estão os primeiros desenvolvimentos do binómio de Newton, desde n = 0 a n = 6. E, à direita está uma imagem da Vénus de Milo, provável obra de Alexandre de Antioquia, esculpida nos finais do século II a.C..


Três pensamentos que esta provocação poética nos pode proporcionar:

As ferramentas da racionalidade também podem ser belas;
Tanto contactamos com o património nas escolas como nos museus;
Não é de agora a falta de motivação para aprender.

 

Talvez seja interessante, para fazer face a este problema da «motivação», a seguinte opinião do arquitecto Manuel Vicente: “Acho que só assim é que se aprende: primeiro com o encantamento e depois com o conhecimento.” Talvez o engenheiro Álvaro de Campos já o tivesse intuído!

 

Fontes e imagem: Wikipédia (para a Vénus de Milo); Vicente, em entrevista (2011)

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