domingo, 12 de março de 2017

[0042] O tempo que os professores hoje trabalham

Visando conhecer os horários de trabalho dos docentes, a Federação Nacional de Professores realizou um inquérito a que foram dadas 5 709 respostas, aproximadamente 10 % do total dos docentes do ensino público.


Segundo os resultados deste inquérito, os professores trabalham, em média, mais de 46 horas por semana quando o seu horário, por lei, deveria ser de 35 horas.
As chamadas «componente lectiva» (tempo de aulas) e «componente não lectiva» (apoio aos alunos, reuniões, etc.) estão dentro dos limites estabelecidos pela lei. O que já não acontece com a chamada «componente de trabalho individual»: os professores inquiridos afirmam que, em média, despendem 23 horas por semana na preparação de aulas, na correcção de testes, fichas e trabalhos para casa e nas tarefas administrativas, entre outras actividades. Esta componente não deveria ultrapassar as 11 horas semanais.
Segundo o Sindicato, os resultados do inquérito demonstram que os professores tinham razão quando apontavam os horários de trabalho como “um dos maiores problemas que enfrentam diariamente”. Pelo que voltará a reivindicar que a atribuição de tarefas aos professores seja compatível com o horário de 35 horas semanais e que sejam clarificadas as actividades que se incluem na componente lectiva e aquelas que fazem parte da não lectiva, onde entram actualmente por exemplo os apoios extra aos alunos (que o Sindicato considera serem actividades “claramente lectivas”).

Fonte: Viana (2017a)

Sem comentários:

Enviar um comentário