sábado, 17 de dezembro de 2016

[0025] A importância dos arquivos escolares

Maria João Mogarro publicou em 2006 um artigo intitulado «Arquivos e Educação: a Construção da Memória Educativa».


Este é um tema a que o Encontro sobre Memórias em Educação no nosso território, Almada e Seixal, a realizar daqui a pouco mais de um ano, irá trazer maior compreensão.


Maria João Mogarro escreveu sobre o seu artigo o seguinte “Resumo:

Os arquivos escolares motivam profundas preocupações relativamente a salvaguarda e preservação dos seus documentos, que constituem instrumentos fundamentais para a história da escola e a construção da memória educativa. A sua importância tem vindo a ser reconhecida, conduzindo a uma reflexão sobre a sua preservação, as condições de instalação, a organização correcta dos documentos e o acesso as informações que nele estão contidas. Os arquivos escolares constituem o repositório das fontes de informação directamente relacionadas com o funcionamento das instituições educativas, o que lhes confere uma importância acrescida nos novos caminhos da investigação em educação, que colocam estas instituições numa posição de grande centralidade para a compreensão dos fenómenos educativos e dos processos de socialização das gerações mais jovens.
Neste texto pretende‑se reflectir sobre: o lugar dos arquivos escolares nas instituições educativas; os documentos, a sua natureza e as potencialidades para a investigação em educação; os arquivos escolares numa perspectiva interdisciplinar; os arquivos, a cultura escolar e a construção da memória educativa.

Palavras‑chave: cultura escolar, arquivo, fontes históricas, memória.

Para quem estiver interessado neste artigo, ele pode ser consultado no Repositório do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, e a partir daí guardado, acedendo-o através de: pdf do artigo (no fim, em «Ver / Abrir»).

Sem comentários:

Enviar um comentário