sábado, 3 de abril de 2021

[0279] Moinhos da Nossa Banda

O Dia Nacional dos Moinhos é comemorado em 7 de Abril, tendo essa comemoração já aqui sido referida nas mensagens «0047» (2017) e «0184» (2019). Dadas as restrições que estamos a viver, este dia não contou em 2020 (e não contará em 2021) com a iniciativa Moinhos Abertos.
Os moinhos da Nossa Banda que estiveram abertos nas comemorações de 2017 foram os seguintes:
Três moinhos de vento: Moinho Nascente da Alburrica, no concelho do Barreiro; Moinho do Esteval, no concelho do Montijo; e Moinho da Serra do Louro, no concelho de Palmela;
Dois moinhos de maré: Moinho de Maré do Cais, no concelho do Montijo; e Moinho de Maré de Corroios, no concelho de Seixal;
E ainda dois moinhos de tracção mecânica: Moinho das Galgas, num lagar de Azeite do concelho do Montijo, e Moagem de Sampaio, no concelho de Sesimbra.

Há pelo menos mais um moinho de vento que poderá estar aberto na próxima iniciativa dos Moinhos Abertos, o Moinho do Outeiro, no concelho de Sesimbra. E dois moinhos de maré: o Moinho de Maré de Alhos Vedros (mensagem «0097»), no concelho da Moita, e o Moinho de Maré da Mourisca (mensagens «0130» e «0155»), no concelho de Setúbal.
Portanto, na Nossa Banda, moinhos patrimonializados não faltam!

Em circunstâncias normais o Moinho de Maré de Corroios, além de ser visitável é sede de ateliês destinados a alunos das escolas, quer do concelho de Seixal, quer vindos de escolas de várias partes do país, dinamizados pelo Serviço Educativo do Ecomuseu Municipal do Seixal. A exploração pedagógica que as escolas podem fazer destes ateliês permite-lhes estabelecer ligações à Astronomia, à Física, à Geometria, à História e à Mecânica.

Este moinho foi construído há mais de 600 anos, no século XIV, e a sua estrutura original foi preservada, apesar das ampliações de que beneficiou (e da destruição parcial pelo terramoto de 1755).
Através desta vista aérea pode ver-se a água aprisionada na Caldeira (parte inferior da imagem) durante a maré cheia, que depois será deixada sair de modo a movimentar os rodízios (submersos) que por sua vez movimentarão as mós:


Esquema do funcionamento mecânico de um moinho de maré:


Pode ver dois vídeos interessantes sobre moinhos, um sobre o Moinho do Outeiro (em https://www.youtube.com/watch?v=WVci7XuYtDM) e outro sobre o funcionamento de um moinho de vento (em https://www.youtube.com/watch?v=jq7y2-2w_jU).

 

Imagem: Câmara Municipal do Seixal

1 comentário:

  1. O moinho de Corroios foi "construído há mais de 600 anos", sim, mas não no século XIV e sim no século XV.

    ResponderEliminar