sábado, 18 de novembro de 2017

[0101] Premiada a reprodução do Carvalho de Monchique em viveiro do Grupo Flamingo

O Grupo Flamingo (mensagem «0094») criou um Centro de Investigação e Reprodução de Plantas Autóctones (CIRPA) que integra dois viveiros de plantas autóctones - um na Mata Nacional dos Medos (na Fonte da Telha) e o outro no Parque da Quinta da Marialva (em Corroios) - tendo em vista a produção para reflorestações de áreas sensíveis com interesse de conservação e em locais onde existiu uma forte pressão humana na paisagem original. Este projecto pretende também fomentar a investigação na área da produção florestal e conservação da natureza e ainda servir para sensibilizar e familiarizar o público em geral em relação a estas temáticas.


O CIRPA está empenhado desde 2013 na conservação e recuperação do Carvalho de Monchique (Quercus Canariensis Wild), com o objectivo de produção em viveiro e posterior reforço das populações desta árvore, extremamente ameaçada em Portugal, bem como produzir e conservar as plantas que se encontram associadas a florestas desta espécie. Em Outubro de 2014 cerca de mil destes carvalhos germinados nos seus viveiros foram plantados em áreas dizimadas pelos incêndios no concelho de Monchique.
Este ano, o trabalho feito com a Quercus Canariensis Wild ganhou uma menção honrosa da 18ª edição do Prémio Nacional de Ambiente, atribuído anualmente pela Confederação Portuguesa das Associações de Defesa de Ambiente e que se destina a galardoar a pessoa, instituição ou empresa que em cada ano se distinga na sua acção como «amiga do ambiente».

Este projecto tem-se também focado na Educação Ambiental, envolvendo, nomeadamente, escolas situadas nas proximidades dos viveiros.

Fonte: sítio do Grupo Flamingo

Sem comentários:

Enviar um comentário