terça-feira, 31 de dezembro de 2019

[0220] O problema da década


A transição entre 2019 e 2020 é uma mudança de década, ou esta só ocorrerá quando transitarmos de 2020 para 2021?
As opiniões dividem-se, tal como já se dividiram em 1999, altura em que à transição de década se juntaram as transições de século e de milénio

Há duas tradições que instigam esta divergência, tendo cada uma delas bons argumentos.

A tradição matemática, que posiciona os números num eixo e que, a começar no ZERO, faz crescer os positivos numa direcção, e os negativos na outra.
Para ela, o primeiro ano após o nascimento de Cristo seria o «Ano Zero», pelo que cada década terminaria nos anos em que se passasse da unidade 9 para a unidade 0. Então, agora, 31 de Dezembro de 2019, estaríamos na transição da 2ª para a 3ª década do século XXI.

A tradição cultural não organizou tão rigorosamente o calendário, pensou de modo mais prático: o primeiro ano após o nascimento de Cristo seria o «Ano Um», aliás como se estaria no «Século UM» e no «Milénio Um». Então, em 31 de Dezembro de 2019 ainda estaremos a terminar o 9º ano da 2ª década deste século, pelo que precisaremos de aguardar mais um ano para a transição apregoada.

A tradição cultural tem ligações à tradição de contagem na História: houve outros sistemas de contagem do tempo, como o número de anos de uma cidade, ou o número de anos de reinado de um rei. Mas também tem ligações a outros fenómenos de mais curta duração: Janeiro não é o «Mês Zero», mas sim o «Primeiro Mês». No entanto, é a intuição matemática que está presente noutras manifestações do nosso dia-a-dia: quando dizemos a nossa idade referimos quase sempre os anos completos que já temos – de um bebé diz-se, por exemplo, que «ainda só tem 10 meses».

Levar demasiado à letra a tradição matemática tem um grande contra: o 0 só terá sido introduzido na Europa por volta do século XIII depois de Cristo.
E levar demasiado à letra a tradição cultural também tem um grande contra: é que os historiadores concordam em que Cristo não terá nascido quando se diz que nasceu, mas sim uns anos antes.

Portanto, que as décadas não nos separem: se acharmos que vivemos em década diferentes, aproveitemo-nos disso para entender um pouco melhor este nosso mundo!

    

1 de Janeiro
Ano Novo
11 de Junho
Corpo de Deus
25 de Fevereiro
Entrudo
15 de Agosto
Assunção de Nossa Senhora
10 de Abril
Sexta-feira Santa
5 de Outubro
Implantação da República
12 de Abril
Páscoa
1 de Novembro
Dia de Todos-os-Santos
25 de Abril
Dia da Liberdade
1 de Dezembro
Restauração da Independência
1 de Maio
Dia do Trabalhador
8 de Dezembro
Imaculada Conceição
10 de Junho
Dia de Portugal
25 de Dezembro
Natal

Sem comentários:

Enviar um comentário