quarta-feira, 20 de março de 2019

[0181] Primavera: a Árvore e a Floresta


Anualmente, no dia 21 de Março, a Árvore e a Floresta são mundialmente celebradas.
A origem recente desta ideia deve-se à iniciativa do jornalista e político norte-americano Julius Sterling Morton, que, para incentivar a plantação de árvores no estado de Nebraska, promoveu o Arbor Day em 10 de Abril de 1872.
Em Portugal a 1ª Festa da Árvore foi comemorada em 9 de Março de 1913 e o 1º Dia Mundial da Floresta em 21 de Março de 1972.

Os actuais argumentos para que estas celebrações se realizem recorrem a informações vindas da ciência e, por vezes, da economia. Através delas somos recordados de que 30 % da superfície terrestre está coberta por florestas, de que mil árvores adultas absorvem cerca de seis mil quilogramas de dióxido de carbono e de que é através da fotossíntese que as árvores absorvem esse dióxido de carbono e produzem e libertam oxigénio para a atmosfera.

Estas celebrações têm, no entanto, origens muito mais antigas, sempre associadas ao momento particular em que o ciclo da Natureza se encontra nesta época do ano: o início da Primavera.
Sandro Botticelli (1445 - 1510), por exemplo, celebrou deste magnífico e abrangente modo o extraordinário momento em que, uma vez mais, estamos a entrar:

Primavera, de Sandro Boticelli (pintado por volta de 1478; quadro patente na Galeria Uffizi, em Florença; dimensões, 203 x 315 cm)

Segundo Susie Hodge, Botticelli representou através desta pintura textos dos romanos Ovídio e Séneca, que viveram um milénio e meio antes dele.

Fontes: sítios da Calendarr Portugal e da Wikipédia; Hodge (2017; pp. 60-63)

1 comentário:

  1. Um comentário feito numa rede social a esta mensagem sugere que se oiça esta Primavera, acompanhada por um poema dos goliardos, do século XIII, em:

    https://www.youtube.com/watch?v=6WpziycBySQ

    ResponderEliminar