sábado, 14 de julho de 2018

[0149] Uma magia por um grupo que está em constituição


Concretizando o anúncio feito neste blogue [mensagem «0144»], foi apresentada no Parque da Paz (Almada), no dia 30 de Junho, uma magia baseada nas Curvas de Jordan.
Como primeiro exemplo foi desenhado sobre a relva um «caracol», fechado e sem sobreposições (tal como são caracterizadas estas curvas):

Fotografia de Teresa Nascimento

Não sendo distinguíveis que partes estão dentro ou fora desta curva, foram então colocadas diversas pessoas, umas identificadas como sardinhas, outras como pescadores. À medida que a curva foi sendo pacientemente puxada, verificou-se que todos os pescadores estavam fora e todas as sardinhas estavam dentro dela.
Esta pequena magia aludiu à Arte Xávega, a arte pesqueira que se pratica na vizinha Costa da Caparica e que desde há pouco mais de um ano figura no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial [mensagem «0038»].

Depois de apresentada uma fundamentação matemática para o ocorrido …

Fotografia de Eva Maria Blum

… foi desenhado sobre a relva um segundo exemplo da Curva de Jordan, em forma de labirinto, e mostrada praticamente a regra de colocação de sardinhas e pescadores:

Fotografia de Eva Maria Blum

E a magia funcionou de novo!

O grupo de animadores desta iniciativa já explorou um outro tema, inspirado na exposição Com Conta, Peso e Medida ... [mensagem «0109»], patente ao público no Moinho de Maré de Corroios, onde se foca a colecção do Aferidor Municipal do Seixal.

A partir de Setembro este grupo pretende abordar outros temas (por exemplo: Quotidiano e Física; Origami e Matemática; Azulejos na Região; Blogues e Memória; …), reunindo para isso na última 4ª feira de cada mês, a partir das 15h00, na sede da Associação Almada Mundo, situada na Praça Capitães de Abril nº 2, Cova da Piedade: a participação é livre!

Sem comentários:

Enviar um comentário