sábado, 5 de junho de 2021

[0287] O passado no presente: a Quinta da Fidalga, na Arrentela

Para quem, vindo da Amora ou da Torre de Marinha, se desloca na direcção do Seixal, a Quinta da Fidalga passa quase desapercebida. Logo após a rotunda que assinala o término da Arrentela, a Quinta situa-se à direita, por detrás do muro branco que acompanha a estrada. Querendo estacionar, para uma agradável e instrutiva visita, é mais fácil fazê-lo no sentido do regresso, que se pode tomar ou na bomba de gasolina ou na próxima rotunda (a que tem uma instalação de homenagem aos bombeiros).


A Quinta teve origens no século XV, e nela ainda se pode ver o essencial que caracterizou as centenas de quintas que, até bem dentro de século XX, ladearam Lisboa a Norte e a Sul, estando estas na margem esquerda do Tejo. Quem nela hoje entra começa por ver a casa nobre e o jardim, inclui este um invulgar Lago de Maré. Depois, afastando-se gradualmente, vê os pomares, sendo alguns exclusivamente de citrinos, situados no interior de um sistema de rega reticulado. Ladeando os pomares encontram-se vários pontos de lazer (grutas, pequenos lagos, longos bancos). Só bem mais longe, após subir para um nível mais elevado, encontra o largo poço, com um alcatruz enferrujado, sendo perceptível como, a partir dele, a água seguia até ser armazenada num vasto tanque, deste seguindo para os pomares.
Não é tão certa a identificação do local onde se situariam a seara, a vinha, o olival, a horta e as árvores destinadas a proporcionar lenha, bem como os indispensáveis lagares, mas o espaço para tudo isto era abundante, estando agora parcialmente ocupado por estufas.


O arquiteto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles (1922-2020) explicou, numa entrevista a Eva Maria Blum, em 18 de Fevereiro de 2005, como eram estas quintas e como desapareceram.

Gonçalo Ribeiro Telles:

As “pessoas importantes e que tinham dinheiro, tinham uma casa de Verão. A casa de Verão […] era muito perto da cidade. Era na periferia da cidade. […]. Eram as quintas. Havia à volta das cidades […] um anel de quintas. O que era essa quinta? Era um micro-mundo. Porquê? Porque a quinta tinha a casa, mas era simultaneamente de habitação, de produção de frescos para a casa, de vegetais para a casa.
Tinha depois uma coisa que caracteriza todas as quintas em Portugal, que é o laranjal. Porquê? Porque a laranja que tínhamos era uma laranja que vinha desde o tempo romano, azeda. Só para remédios e para coisas assim. Quando chegou a [actual] laranja, com as descobertas, era doce. Foi um êxito. E quem queria mostrar o seu prestígio tinha que ter um laranjal. Portanto, tinha outra coisa, que era o laranjal. Para ter o laranjal teve que aumentar os tanques de rega. Porque o laranjal exige muita rega, mais do que a horta. Portanto, aumentaram todo o sistema hidráulico. Se for ver, são tanques enormes nas quintas - quanto maior é a quinta maior é o tanque - com sistemas de rega, tudo aquilo. Depois, é tudo decorado.
A quinta tem o sistema hidráulico todo e tem outra coisa fundamental, que é a mata.
[O] termo «floresta» não é português. […]. Veio de fora, só no século XVIII. O nome de mata em Portugal, […] não é do povoamento para cortar madeira, é a mata propriamente, com aspectos ecológicos, com aspectos […] de gestão ajardinada […]. Portanto, tinha a mata. […].
[…]. A quinta tinha um dono e tinha os elementos de mata, porque tinha que ter lenha para se aquecer no Inverno. Tinha que ter mata para poder ter água, por causa da chuva e da mata. Tinha que ter horta porque não havia supermercados nem centros comerciais e tinha que ter o laranjal para cheirar bem e porque era o fruto por excelência.
[…]. Conforme o tamanho e a riqueza do senhor, tinha três, quatro empregados. Agora, a agricultura estava fora da quinta. Na quinta estava a agricultura de produção directamente para a casa. […]. A quinta era [murada].
[À volta de] Lisboa contámos […] seiscentas quintas.
[…]. Agora, como é que isto foi tudo destruído?
[…] Quando vieram os planos [de urbanização] de pormenor atribuíram a classificação da quinta exclusivamente à casa da quinta. Quer dizer, [a quinta está classificada] como um valor cultural e nacional. Você agora vai fazer o plano. […]. «Toda a gente olha para a casa, para o palácio. Então, porque é que não [se] há-de construir aqui, no sítio da mata, se nós deixarmos ficar o palácio? Porque é que não [se] há-de construir no sítio da horta se nós deixarmos ficar o jardim, que é uma coisa mínima» Nas nossas quintas, como sabe, o jardim está disperso, está diluído por todo esse sistema. Pelo tanque da rega, que é um sítio fresco; pela mata onde se passeia; pela horta, que tem as latadas para os percursos. O jardim é uma coisa mínima. A planta do jardim é muito ligada à casa. Por isso é que temos aquele sistema do jardim que é o alegrete. Aquele sistema daqueles murozinhos e plantados […]. Mas [também] tem mata, tem horta, tem laranjal, tem os alegretes e tem as latadas e tem os tanques. Ora, o que é que fizeram? «Ora, isto não é nada. Isto pode-se construir. Só não se pode construir no palácio e no jardim». E destruíram tudo. Aqui em Lisboa foi uma razia. Ficou a do Marquês de Fronteira [… e mais …] duas ou três.


Na margem Sul do Tejo ficou este quinta, no essencial intacta, e visitável, permitindo que seja usufruída e compreendida. Foi com base nesta quinta que Eugénio Silva desenhou, a pedido da Câmara Municipal do Seixal, uma «História do Concelho Seixal», onde se esquematiza como se interligariam os …



Há poucos anos, no extremo do jardim, foi construído, com projecto do arquitecto Álvaro Siza Vieira, a Oficina de Artes Manuel Cargaleiro.
Se esta Oficina é uma das razões para a visita de escolas ( e de adultos), toda a Quinta também o é.

Uma descrição da história e da actualidade desta quinta está acessível a partir da página Documentos (pasta «Documentos da Nossa Banda»).

Entrevista (não publicada) de Gonçalo Ribeiro Telles a Eva Maria Blum, em 2005
Desenho: BD de Eugénio Silva (2004)
Fotografias (tendo uma ou outra sido recortada): Eva Maria Blum, em 2021

Sem comentários:

Enviar um comentário