O Plano
Nacional de Cinema (PNC) foi previsto como um programa de literacia para o
cinema e de divulgação de obras cinematográficas nacionais junto do público
escolar, garantindo instrumentos essenciais e leitura e interpretação de obras
cinematográficas junto dos alunos das escolas abrangidas. Foi regulamentado
pelo Despacho n.º 15377/2013 e é operacionalizado centralmente pelo
Instituto do Cinema e do Audiovisual, pela Cinemateca Portuguesa - Museu do
Cinema e pela Direção-Geral da Educação (www.dge.mec.pt/plano-nacional-de-cinema)
Na introdução da «Informação Nº 2»
que o PNC destinou às escolas pode ler-se:
“A lista de filmes do PNC para
2016-2017 constitui-se como um documento de referência, de modo a viabilizar
uma operacionalização de atividades autónoma por parte dos estabelecimentos de
ensino. Critérios gerais de seleção das obras cinematográficas A lista de
filmes do PNC integra-se numa estratégia cultural que visa:
·
Garantir o visionamento de um conjunto
diversificado de filmes considerados significativos para serem estudados a
nível nacional, razão pela qual a lista é idêntica para todas as escolas, sem
prejuízo do visionamento de outros filmes além dos que constam dela, no caso de
escolas que, apesar de integrarem o PNC, já tenham programas anteriores de
educação para o cinema e/ou planos de atividades aprovados e/ou parcerias com
associações e/ou organismos nacionais e/ou internacionais que incluam o
visionamento de outras obras cinematográficas de interesse pedagógico
relevante.
·
Respeitar critérios de abrangência, garantindo
opções possíveis num quadro do estudo de produções cinematográficas
diversificadas, contemplando diferentes categorias, géneros e cinematografias,
de modo a desenvolver de forma sustentada o nível de literacia cultural por
parte dos alunos.
·
Acautelar que os alunos, em cada ano de
escolaridade possam, progressivamente, visionar e analisar produções
consideradas pertinentes, ao nível de curtas-metragens e longas-metragens de
animação e/ou documentário e ficção.
·
Divulgar junto das escolas obras marcantes e
representativas de diversas fases da História do Cinema.
·
Possibilitar, a partir de um conjunto de obras
representativas em função dos critérios anteriormente definidos, o
desenvolvimento da análise fílmica a partir das potencialidades intrínsecas da
linguagem cinematográfica (planos, ângulos, 2 movimentos de câmara, tratamento
da cor, luz, som, recursos de montagem, entre outros).
·
Constituir-se como um ponto de partida de um
plano mais vasto de literacia fílmica; nesse sentido, a lista de filmes do PNC
é anual e, no final do ano letivo, é atualizada, admitindo novas propostas de
inserção de obras cinematográficas e integrando as sugestões provenientes de
entidades diversas ligadas ao cinema.
·
Ampliar, sempre que possível, o leque de
possibilidades de cruzamento e integração de conteúdos entre disciplinas das
diversas áreas científicas do currículo, no sentido de proporcionar
experiências culturais enriquecedoras aos alunos e às comunidades educativas.
·
Garantir a divulgação de obras de produção
nacional.”
Esta
introdução e a lista de filmes a que alude podem ser acedidas em: