A intenção de estabelecer «pontes»
entre os diversos envolvimentos profissionais na Educação levou um pequeno
grupo de educadores, activos nos concelhos de Almada e Seixal (a Outra Banda),
a reflectir sobre uma das problemáticas de interesse comum: a relação entre Educação e Património.
Na primeira conversa pública, em 7 de Novembro de 2014, foram enunciadas
possíveis linhas de intervenção:
- Constituição de circuitos sobre o património (cultural e natural; material e imaterial);
- Constituição de circuitos sobre o património (cultural e natural; material e imaterial);
- Cooperação
entre associações, museus e professores;
- Realização de encontros sobre o património;
- Informação pública sobre as iniciativas relacionadas com o património;
- Contribuição para a componente curricular local / regional;
- Identificação de memórias regionais e seu debate a partir de questões actuais.
- Realização de encontros sobre o património;
- Informação pública sobre as iniciativas relacionadas com o património;
- Contribuição para a componente curricular local / regional;
- Identificação de memórias regionais e seu debate a partir de questões actuais.
A iniciativa de criar este
blogue, quase dois anos depois, em Setembro de 2016, teve a ver com uma destas
linhas, a da «informação» («notícias» sobre o que acontece, mas também sobre os
«projectos», as «memórias» e sobre os «debates» que tudo isto exige).
O logótipo (provisório) deste grupo simboliza a centralidade de cada pessoa / projecto
e a necessidade de
uma visão que lhe dê um sentido colectivo
As «memórias», última daquelas
linhas, deu origem à constituição de um outro grupo, parcialmente coincidente
com o das «Pontes», cuja primeira iniciativa, prevista para finais de 2017, é a
realização de um encontro sobre as «Memórias
em Educação no Território de Almada e Seixal».
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