quinta-feira, 5 de março de 2020

[0227] «Educação Patrimonial em Ação: Tecendo relações entre museus, escolas e territórios»


Esta Conferência Internacional decorrerá de 13 a 14 de Julho de 2020, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, no âmbito Projecto EPITEC (“Educación Patrimonial para la inteligencia territorial y emocional de la ciudadanía. Análisis de buenas prácticas, diseño e intervención en la enseñanza obligatoria”):


Este Projecto e esta Conferência visam a “produção de espaços de educação profundamente relacionais e de encontro entre museus / coleções, educadores e visitantes”, sendo neles ultrapassadas as “fronteiras disciplinares”, renegociados os “significados” e desafiadas as “práticas representacionais ou formas de ver”, “abrindo caminho a outras narrativas e novos modos (ou modos modificados) de ver, interpretar e sentir.

Algumas questões orientadoras propostas na Conferência:
“Como podemos trabalhar com os públicos escolares de maneira mais relevante?
Com que modelos de prática podemos aprender?
Como são concebidos, planeados, desenvolvidos e avaliados estes programas de educação patrimonial e museal? E para que fins?
Como programar/avaliar de maneira a transformar as nossas relações com as ecologias contemporâneas de maneira propositiva e justa?
Que práticas de programação/avaliação alternativas e experimentais têm surgido em resposta às crises sociais e ambientais do nosso presente?
Que linguagens comuns e práticas compartilhadas com os públicos escolares desenvolvemos? E neste contexto: o que e como descolonizar?
Quem beneficia dos nossos esforços e que tipo de impacto temos?
Como programamos/avaliamos para tal?
Que ferramentas, nomeadamente tecnológicas, utilizamos ou melhor nos servem?
Que temas interpretativos, tópicos e técnicas interpretativas funcionam para diferentes públicos e porquê?
Qual o papel dos estudos de públicos neste contexto?”

As inscrições estarão abertas partir do dia 20 de Abril de 2020.

Fonte: blogue da Conferência Internacional Educação Patrimonial em Acção


Sem comentários:

Enviar um comentário