Fontes


Ora bem, a personagem principal da História do Cerco de Lisboa é um revisor de imprensa. É aquilo a que eu chamo o «conservador por excelência». Quer dizer, é o tipo de pessoa que tem de respeitar o que está escrito. Tem de respeitar o documento, e a autoridade que está nele implícita. Não pode alterar nada, e não deve alterar nada: pelo contrário, deve corrigir erros.” (José Saramago, folheto de 2017)


Subdivisões desta página:

BDs, CARTOONs
CDs, DOCUMENTÁRIOS
DOCUMENTOS, «PDFs»
AGENDAS, CATÁLOGOS, FOLHETOS
JORNAIS
IMAGENS
LIVROS
REVISTAS
SÍTIOS


BDs, CARTOONs

Abel Manta (João Abel Manta)
[mensagens «0046» e «0053»]

João Afonso
[mensagem «0103»]

Eugénio Silva, texto e desenho, 2004
História do Concelho Seixal. Seixal: Câmara Municipal do Seixal
[mensagem «0287»]

Vasco (Vasco de Castro)
[mensagem «0046»]

CDs, DOCUMENTÁRIOS

Branco (José Mário), 1996 (1982 para a edição original em álbum duplo)
Ser Solidário
[mensagem «0219»]

Camané, 2015
Conta e Tempo
[mensagem «0036»]

Gil (João), Palma (Jorge), Veloso (Rui), Tim e Vitorino, com as vozes e os instrumentos, Gil (João), para a música, e Monge (João), para a letra, 1996
Rio Grande
[mensagem «0175»]

Menêzes (António), 2018
Viana do Alentejo: Terra de Barro
[mensagem «0278»]

Viana (Zelito), com depoimentos de Augusto Boal, Ferreira Gullar, Edu Lobo, Chico Buarque, Aderbal Freire-Filho, Cecília Boal e Julian Boal, 2010
Augusto Boal e o Teatro do Oprimido.
[mensagem «0183»]

DOCUMENTOS, «PDFs», POWER POINTS

Almeida (Paulo), 2001, texto de origem desconhecida, divulgado num dos blogues de Rui Pedro Narciso, «In Extenso»
Universidade Popular Portuguesa. Passado e Futuro
[mensagem «0073»]

Blum (Eva Maria), 2019
A difícil recuperação da capacidade de se afirmar enquanto a memória está ocupada com tantas perdas. O caso da reabilitação urbana na frente ribeirinha de Almada. Power Point apresentado no VII Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia, em Lisboa
[mensagem «0245»]

Blum (Eva Maria), 2020
O que será do património cultural do Caramujo e da Romeira? Da história, das memórias e dos edifícios históricos? Power Point patente no sítio do Centro de Arqueologia de Almada
[mensagem «0245»]

Moura (Catarina), 2012
O Pulsar de Meio Século. 1953 – 2011. Historial crítico sobre os Serviços Educativos dos Museus do Estado (consultado no dia 5 de Novembro de 2015 em
[mensagem «0195»]

Pita
(Carlos Xavier Varela), 2013
O Moinho de Maré de Corroios. Ilustração do Património Industrial e Ambiental. Relatório de Estágio do Mestrado em Ilustração Científica (acessível a partir de
https://core.ac.uk/reader/62465259)
[mensagem «0310»]

Santos (Luís Filipe) & Contreiras (Sérgio), em documento da Escola Secundária José Afonso, 2007
Projecto Educativo de Escola (2007-2010)
[mensagem «0060»]

AGENDAS, CATÁLOGOS, FOLHETOS

Abreu (Carlos), 2005
Ir à escola / Exposição sobre a história do ensino em Almada. Almada: Museu da Cidade
[mensagem «0233»]

Baía do Tejo, sem data
Património Histórico Museológico (folheto A4 desdobrável)
[mensagem «0178»]

Câmara Municipal de Almada, 2015
Ir a banhos (folheto de tamanho gigante que acompanhou a exposição com o mesmo nome)
[mensagem «0154»]

Câmara Municipal de Almada, 2018
Bordalo II. Em: Agenda Almada, nº 187 (pp. 8-13)
[mensagem «0156»]

Câmara Municipal de Lisboa, sem data
Estufa Fria (folheto desdobrável)
[mensagem «0078»]

Câmara Municipal de Sesimbra, sem data
Museu Marítimo de Sesimbra (folheto A4, desdobrável)
[mensagem «0054»]

Camarão (António) e Carmona (Rosalina), 2015
Barreiro, Memória e Futuro (catálogo da exposição permanente do Espaço Memória). Barreiro: Câmara Municipal do Barreiro (edição bilingue: português e inglês)
[mensagem «0146»]

Centro de Arqueologia de Almada, 2012
Folheto informativo distribuído em percurso realizado no dia 2 de Setembro

Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, sem data
Percurso da Mourisca / Percurso do Montado (folheto A4, frente e verso)
[mensagem «0130»]

Museu Nacional de Arqueologia & Museu Municipal de Loulé, 2017
Loulé: Territórios, Memórias, Identidades (folheto de exposição, a cores, em formato aproximadamente A3, desdobrável: acessível na Dropbox, através da página «Documentos / Portugal» deste blogue)
[mensagem «0110»]

Museu da Cidade de Almada, 2019
NA MARGEM – uma história do rock. Almada: Câmara Municipal de Almada
[mensagem «0269»]

Museus de Almada
, 2021
Entre dois mares e um rio. Almada, 3 mil anos de história
[mensagem «0311»]

Saramago (José), 2017
História do Cerco de Lisboa (folheto sobre a peça de teatro, onde é citada «A Estátua e a Pedra»)
[página «Fontes»]

Veiga
(Francisco Motta), coordenador, & Montenegro (Cláudia), colaboradora, 2018
Circuitos Ciência Viva. Lisboa: Ciência Viva (3ª edição)
[mensagem «0304»]

JORNAIS

Borja-Santos (Romana), 2017-06-05
Portugal é um dos cinco países com mais adolescentes obesos. Em: Público, 17 de Maio (pp. 10-11)
[mensagem «0063»]

Canelas (Lucinda), 2016
«Os museus podem ser um lugar onde os países pedem desculpa». Em: Público, 6 de Dezembro (p. 31)
[mensagens «0024» e «0027»]

Os museus devem promover a igualdade ou a sua missão primordial (ainda) é outra? Em: Público, 1 de Setembro (p. 22)
[mensagem «0203»]

Carvalho
(António Galopim), 2021
Professores, os pilares da sociedade. Em: Público, 24 de Julho (p. 16)
[mensagem «0296»]

Chullage / Nuno Santos, entrevistado por Lopes (Mário), com fotografias de Rocha (Daniel), 2020
Chullage: «Esta transformação vai trazer uma mudança de pele». Em: Público, de 26 de Junho (pp. 32-33)
[mensagem «0241»]

Coelho (Alexandra Lucas), 2016
# Ocupa Pedro II. Em: Público, 5 de Dezembro (p. 42)
[mensagens «0023» e «0027»]

Costa (João), Dillon (Suzanne), Suzuki (Kan Hiroshi), Kim (Moonhee), Skovsgaard (Jørn) e Schleicher (Andreas), 2018
Educação para um mundo melhor: um debate em curso a uma escala global. Em: Público, 16 de Fevereiro (p. 51)
[mensagem «0118»]

Descamps (P.), 2013
Na Finlândia, a busca de uma escola igualitária. Em: Le Monde Diplomatique, edição portuguesa, IIª série, nº 75 (pp. 29-31)
[comentário à mensagem «0020»]

Duarte (Mariana), 2019
Uma “dança-luta” pela educação no Brasil. Em: Público, 22 de Setembro (p. 26)
[mensagem «0205»]

Faria (Natália), 2016
Despesa portuguesa com a educação aumentou 33 % entre 2008 e 2013. Em: Público, 15 de Setembro (pp. 12-13)
[mensagens «0005» e «0027»]

Faria (Natália), 2018
Adolescentes portugueses estão exaustos. Os que não gostam da escola triplicaram nos últimos 20 anos. Em: Público, 19 de Dezembro (pp. 2-3)
[mensagem «0171»]

Ferreira (Cristina), 2015
Clientes gregos ajudam Lisnave a recuperar receitas. Em: Público, 23 de Julho (p. 21)

Ferreira (Nicolau), 2010
O Atlântico Norte está a esconder um mar de lixo. Em: Público, 20 de Agosto (p. 14)
[mensagem «0061»]

Fiolhais (Carlos), 2017
Recomeçar. Em: Público, 29 de Dezembro (p. 6)
[mensagem «0108»]

Fiolhais (Carlos), 2021
Regresso às aulas. Em: Público, 2 de Setembro (p. 8)
[mensagem «0300»]

Fonseca (Ana), 1989(a), com fotografias de Frade (José)
Ministério deixa degradar-se sistema público de ensino. Em: O Diário, 21 de Junho (p. 3)
[mensagem «0044»]

Fonseca (Ana), 1989(b)
Setúbal: criada federação das associações de pais. Em: O Diário, 21 de Junho (p. 3)
[mensagem «0045»]

Gil (José), entrevistado por Silva (João Céu da), 2019
José Gil: “O passado está a ser engavetado, digitalizado e virtualizado”. Em: Diário de Notícias, 4 de Janeiro (acedido através de: www.dn.pt/1864/interior/jose-gil-o-passado-esta-a-ser-engavetado-digitalizado-e-virtualizado-10396951.html)
[mensagem «0174»]

Gil (José), 2020
O Medo. Em: Público, 16 de Março (pp. 4-5)
[mensagem «0229»]

Gonçalves (Mara), 2018
As árvores ensinam-nos a viajar. Em: Público, 22 de Setembro (suplemento «Fugas»)
[mensagem «0159»]

Keucheyan (Razmig), 2017
Aquilo de que (realmente) precisamos. Em: Le Monde Diplomatique, edição portuguesa, IIª série, nº 124 (pp. 22-23)
[mensagem «0036»]

Leiria (Isabel), 2007
Escola da Parede apostou no xadrez para melhorar os resultados. Em: Público, 22 de Outubro (pp. 10-11)
[mensagens «0021», «0027» e «0294»]

Lopes (Maria João), 2014
Escolas que questionam o sistema e dão a cada aluno o seu tempo. Em: Público, 24 de Novembro (pp. 16-17)
[mensagens «0013» e «0027»]

Lopes (Noémia), Zózimo (Joana), Ramalho (Joana), Pegado (Elsa) & Pereira (Paula), 2016
Geração Sénior de Almada no Século XXI - Um retrato social. Lisboa: Deriva Editores
[mensagem «0112»]

Lúcio (Álvaro Laborinho) entrevistado por Cordeiro (Ana Dias), 2018
“Condenei pessoas por actos tremendamente negativos, sendo elas pessoas fantásticas”. Em: Público, 24 de Julho (pp. 42-45)
[mensagem «0150»]

Malheiros (José Vítor), 2010
É impossível deitar coisas fora. Em: Público, 22 de Setembro (p. 37)
[mensagem «0061»]

Moreira (Cristiana Faria), 2018
Marcelo chamado a ver como vivem os miúdos do 2.º Torrão. Em: Público, 7 de Fevereiro (p. 17)
[mensagem «0116»]

Moreira (Cristiana Faria), 2018(b)
Não é só o barco que é do rio, também Jaime Costa é do Tejo. Em: Público, 22 de Agosto (pp. 5-6 do suplemento «P2»)
[mensagem «0153»]

Nóvoa (António) entrevistado por Dinis (David) e Lourenço (Eunice), 2018
«Se a esquerda está a funcionar bem, que continue». Em: Público, 25 de Janeiro (pp. 10-11)
[mensagem «0113»]

Público, 2018
Ranking Público. Suplemento do Público, 3 de Fevereiro
[mensagem «0115»]

Público, 2019
Eis o primeiro documento global de literacia em astronomia. Público, 6 de Agosto (p. 29)
[mensagem «0200»]

Raposo (Luís), 2017
Luzes e sombras em vésperas do Ano Europeu do Património Cultural. Em: Público, 15 de Dezembro (p. 51)
[mensagem «0107»]

Raposo (Luís), 2019
A última desenhadora do Museu Nacional de Arqueologia? Em: Público, 16 de Julho (p. 33)
[mensagem «0197»]

Reis (José), 2020
Vulnerabilidades: pensar um país frágil. Em: Público, 30 de Março (p. 10)
[mensagem «0231»]

Rito (Francisco Alves), 2016
Sobreiro mais velho do mundo vai ser atracção turística. Em: Público, 6 de Dezembro (p. 19)
[mensagem «0286»]

Rito
(Francisco Alves), 2021
Alunos de escola de Sesimbra aprendem sobre o oceano mergulhando nele. Em: Público, 30 de Abril (p. 17)
[mensagem «0282»]

Sanches (Andreia), 2016(a)
Os adolescentes portugueses têm um problema com a escola. E tem piorado. Em: Público, 15 de Março (versão on-line)
[mensagens «0015», «0016», «0017» e «0027»]

Sanches (Andreia), 2016(b)
Exaustos, desiludidos ou baralhados. Um terço dos professores sente-se assim. Em: Público, 8 de Setembro (pp. 2-4)
[mensagens «0004» e «0027»]

Sanches (Andreia), 2020
Aos 15 anos, só 10 % dos alunos gostam muito da escola. Em: Público, 19 de Maio (pp. 20-21)
[mensagem «0238»]

Sanches (Andreia), Lopes (Francisco), Guerreiro (Joaquim), 2017
Ser jovem em Portugal. Em: Público, 21 de Maio (inforgrafia nas pp. 16-17 do suplemento «P2»)
[mensagem «0059»]

Serafim (Teresa), 2017
Como seriam as primeiras flores da Terra? Em: Público, 4 de Agosto (p. 36)
[mensagem «0264»]

Serafim (Teresa Sofia), 2018
Árvore nacional, o sobreiro já tem o genoma descodificado. Em: Público, 24 de Maio (p. 30)
[mensagem «0142»]

Serafim (Teresa Sofia), 2020
A nova vida do Jardim Botânico Tropical de Lisboa começa agora. Em: Público, 25 de Janeiro
[mensagem «0223»]

Silva (Samuel), 2017
Menos poder para os directores, defendem 92 % dos professores. Em: Público, 22 de Fevereiro (p. 13)
[mensagem «0040»]

Silva (Samuel), 2017(b)
No novo ano lectivo as escolas vão ser mais diferentes umas das outras. Em: Público, 4 de Setembro (pp. 8-9)
[mensagem «0080»]

Silva (Samuel), 2017(c)
Número de professores aumenta pela primeira vez nesta década. Em: Público, 29 de Setembro (p. 20)
[mensagem «0087»]

Silva (Samuel), 2017(d)
Menos investimentos e escolhas diferentes: superior contraria tendência / Portugal entre os oito países que não tem crianças de 2 anos no pré-escolar. Em: Público, 13 de Setembro (pp. 10-11)
[mensagem «0089»]

Silva (Samuel), 2018
Vantagem salarial dos professores é sinal de envelhecimento. Em: Público, 12 de Setembro (p. 4)
[mensagem «0158»]

Silva (Samuel), 2019
Portugal é pioneiro em rede para casos graves de abandono escolar. Em: Público, 6 de Agosto (p. 12)
[mensagem «0201»]

Silva (Samuel), 2019(b)
Há mais alunos no superior, mas mais jovens sem trabalhar nem estudar. Em: Público, 11 de Setembro (p. 20)
[mensagem «0204»]

Silva (Samuel), 2019(c)
A China chega ao topo e a Finlândia está a descer nos PISA. Porquê? Em: Público, 4 de Dezembro (p. 5)
[mensagem «0218»]

Tonucci
(Francesco), entrevistado por Coentrão (Abel), 2021
A cidade das crianças “é uma utopia” mas temos de lá chegar. Em: Público, de 15 de Maio (pp. 26-27)
[mensagem «0308»]

Viana (Clara), 2016(a)
«Se fosse ministro, reduzia carga horária para termos tempo de ser crianças». Em: Público, 5 de Novembro (p. 16)
[mensagens «0012» e «0027»]

Viana (Clara), 2016(b)
Testes de Matemática puseram à prova sucessivos governos. E desta vez correu bem. Em: Público, 30 de Novembro (pp. 2-3)
[mensagens «0020» e «0027»]

Viana (Clara), 2017(a)
Professores dizem trabalhar mais de 46 horas por semana. Em: Público, 10 de Março (p. 13)
[mensagem «0042»]

Viana (Clara), 2017(b)
Novo perfil do aluno implicará revisão curricular, diz projecto de parecer do CNE. Em: Público, 21 de Março (pp. 2-3)
[mensagem «0043»]

Viana (Clara), 2017(c)
Adolescentes portugueses sentem-se mal quando não têm Internet por perto. Em: Público, 19 de Abril (p. 14)
[mensagem «0052»]

Viana (Clara), 2017(d)
Quase metade dos alunos mais carenciados tem negativa a Matemática. Em: Público, 8 de Maio (pp. 12-13)
[mensagem «0057»]

Viana (Clara), 2019
Alunos portugueses pioram a ciências, mas mantêm-se acima da média da OCDE. Em: Público, 4 de Dezembro (on-line)
[mensagem «0218»]

Viana
(Clara), 2021
Rapazes são o parente pobre da educação mas continuam a ter melhores salários. Em: Público, 17 de Setembro (p. 18)
[mensagem «0303»]

Vicente (Manuel), entrevistado por A. Magalhães, 2011)
“Hoje a arquitectura é muito igual: é tudo a mesma coisa!” Em: Público, 29 de Julho (caderno «Ipsilon», pp. 27-30)
[mensagem «0266»]

IMAGENS

Otto Wilhelm Thomé, 1885
Flora von Deutschland, Österreich und der Schweiz: acessíveis em
[mensagem «0029»]

Hermann Adolph Köhler & Gustav Pabst, 1887
Köhler's Medizinal-Pflanzen: acessíveis em
[mensagem «0029»]

LIVROS

Abreu (Carlos), 2005
Os longos caminhos para a escola. A história do ensino em Almada. Em: Museu da Cidade de Almada, Ir à escola / Exposição sobre a história do ensino em Almada (pp. 9-39)
[mensagens «0104» e «106»]

Abreu (Carlos), 2017
Eu sou da Emídio – História(s) e Memória(s) da Escola Secundária Emídio Navarro. Lisboa: Chiado Editora
[mensagem «0106»]

Adamopoulos (Sarah), coord., 2016
A Cidade do Teatro. Almada: Câmara Municipal de Almada & Ninho de Víboras
[mensagens «0026» e «0027»]

Arsuaga
(Juan Luis), 2021
Vida, a grande história. Lisboa: Círculo de Leitores
[mensagem «0313»]

Bernardo (Helena), 2007
Municípios, Educação e Desenvolvimento Sustentável. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa. Tese de mestrado) apresentada na Universidade Nova de Lisboa
[mensagem «0240»]

Bingre (Pedro), Aguiar (Carlos), Espírito-Santo (Dalila), Arsénio (Pedro) e Monteiro-Henriques (Tiago), coordenadores científicos, 2007
Guia de Campo. As árvores e os arbustos de Portugal continental. Lisboa: Jornal Público / Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento / Liga para a Protecção da Natureza
[mensagens «0257», «0264» e «0274»]

Brecht
(Bertolt), 1970)
Vida de Galileu. Lisboa: Portugália Editora
[mensagem «0294»]

Caillois (Roger), 1990
Os Jogos e os Homens. Lisboa: Edições Cotovia
[mensagem «0141»]

Camilo (Manuel de Sousa), 2018
Costa da Minha Infância - Suas Gentes, Tipos e Figuras da Costa Antiga. Costa da Caparica: Edições Gandaia
[mensagem «0127»]

Carvalho (Ana), 2016
Museus e Diversidade Cultural. Da Representação aos Públicos. Casal de Cambra: Caleidoscópio
[mensagem «0037»]

Centro de Arqueologia de Almada, 2019
Sobreda, Ontem e Hoje. Sobreda: Junta de Freguesia da Charneca de Caparica e Sobreda
[mensagem «0233»]

Colectivo das Escolas do Clube Desportivo da Cova da Piedade, 2019
Escolas do Clube Desportivo da Cova da Piedade. 50 Anos ao serviço do ensino popular e da democracia. Cova da Piedade: Escolas do Clube Desportivo da Cova da Piedade
[mensagens «0271» e «0277»]

Colectivo do 9º ano. Escola Sec. D. João II. Setúbal, 2019 (6ª edição)
Quando a Tróia era do Povo. Setúbal: Escola Secundária D. João II
[mensagem «0242»]

Fara (Patricia), 2013
Ciência: 4000 anos de História. Lisboa: Livros Horizonte.
[mensagem «0036»]

Gomes (João Paulo), 2013
A Flora. Em: Guia do Tejo. Desde a Nascente até à Foz (pp. 16-33). Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa
[mensagem «0142»]

Gomes (Luís Costa), 2018
Da Costa, praias e montes da Caparica. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos
[mensagem «0157»]

Harari (Yuval Noah), 2016 (3ª edição)
Sapiens. História Breve da Humanidade. Amadora: Vogais
[mensagem «0121»]

Hodge (Susie), 2017
The Short Story of Art. Londres: Laurence King Publishing
[mensagem «0181»]

Lima (Manuel), 1997
A Reserva Ecológica Nacional do Concelho do Seixal. Contributos para a sua descrição e divulgação. Câmara Municipal do Seixal
[mensagem «0124»]

Lima (Manuel), 1997(b)
Terras de Larus. Câmara Municipal do Seixal & Plátano Editora
[mensagem «0277»]

Lima (Manuel), 2001
Corroios. Minha Terra co(m a)rroios. Plátano Editora
[mensagem «0272»]

Lima (Manuel), 2011
Aves do Sapal de Corroios e doutras zonas ribeirinhas do concelho do Seixal. Edição do autor
[mensagem «0055»]

Lima (Manuel), 2017
Plantas Silvestres do Concelho de Almada. Edição do autor
[mensagem «0114»]

Morin (Edgar), sem data
O Paradigma Perdido. Lisboa: Europa-América
[introdução à página «Projectos»]

MacGregor (Neil), 2014
Uma História do Mundo em 100 Objetos. Lisboa: Círculo de Leitores
[mensagem «0064»]

Manguel (Alberto), 2011
A Cidade das Palavras. Lisboa: Gradiva
[introdução à página «Memórias»; comentário à mensagem «0010»; página «Debates»]

Mendonça (Luís), Cruz (Maria Helena) e Almas (Maria Nazareth), 2017
Conta-me que eu conto. Os Avós na minha idade. Retratos sociais de Almada entre 1950 e 1974. Almada: Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade
[mensagem «0170»]

Nabais (António), 1984
História do Concelho do Seixal – Barcos. Seixal: Câmara Municipal do Seixal (2ª edição)
[mensagem «0098»]

Niza (Sérgio), 2015

Sérgio Niza. Escritos sobre Educação. Lisboa: Tinta-da-China
[mensagem «0302»]


Pardal (Sidónio), 1997
Parque da Cidade de Almada / arquitectura de uma paisagem. Lisboa: Câmara Municipal de Almada; CESUR – Universidade Técnica de Lisboa
[mensagem «0051»]

Pastoureau
(M.), 2016)
Azul. Lisboa: Orfeu Negro
[mensagem «0294»]

Penguin Books, 1981
The Penguin Books Encyclopedia of Chess. Harmondsworth: Penguin Books
[mensagem «0099»]

Rosa (Maria João Valente); Chitas (Paulo), 2010
Portugal: os Números. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos
[mensagem «0195»]

Salvado (Rui Miguel) e Salvado (Maria Clara), 1998
Uma proposta para a Educação Patrimonial nas Escolas: o Núcleo Os Investigadores. Almada: Câmara Municipal de Almada / Museu Municipal
[mensagem «0030»]

Stoer (Stephen R.) e Magalhães (António), 2005
A Diferença Somos Nós. Porto: Afrontamento
[comentário à mensagem «0010»; página «Debates»]

Vieira (Maria do Carmo), 2010
O Ensino do Português. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos
[página «Documentos»]

Zweig
(Stefan), 1974
Três paixões. Porto: Livraria Civilização-Editora
[mensagem «0294»]

REVISTAS

Apogeo (revista da Associação de Professores de Geografia)
[mensagens «0001» e «0027»; página «Debates»]

Lopes (Luís Seabra), 2005
A cultura da medição em Portugal ao longo da história. Em: Educação e Matemática, nº 84 (pp. 42-48)
[mensagem «0034»]

Mogarro (Maria João), 2006
Arquivos e Educação: a Construção da Memória Educativa. Em: Sísifo (revista on-line), nº 1, Setembro–Dezembro (pp. 71-84)
[mensagens «0025», «0027» e «0289»]

SÍTIOS

Academia de Cultura e Solidariedade Ramiro Freitas (ARF):
[mensagem «0067»]

Academia de Música e Belas Artes Luísa Todi: http://academialuisatodi.pt
[mensagem «0082»]

Academia do Professor (CFAE do Seixal): https://academiadoprofessor.pt
[mensagem «0143»]

Agência de Notícias: www.adn-agenciadenoticias.com
[mensagem «0123»]

Agrupamento de Escolas do Barreiro: www.aebarreiro.pt/
[mensagem «0086»]

Agrupamento de Escolas da Caparica:
https://www.aecaparica.pt/
[mensagem «0301»]

Agrupamento de Escolas João de Barroshttps://www.aejoaodebarros.pt/
[mensagem «0262»]

Agrupamento de Escolas José Saramago:
https://aejs.pt/site/
[mensagem «0301»]

Agrupamento de Escolas Miradouro de Alfazina
: https://miradouroalfazina.com/
[mensagem «0305»]

Agrupamento de Escolas de Nun'Álvares
: http://www.aenunalvares.edu.pt/
[mensagem «0298»]

Agrupamento de Escolas Ordem de San`tiago
: http://aveordemsantiago.pt/
[mensagem «0305»]

Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato
: http://www.agrupamentopedroeaneslobato.pt/
[mensagem «0298»]

AlmadaForma (CFAE de Almada): http://almadaforma.net/
[mensagem «0143»]

[mensagem «0029»]

Arquivos da RTP: https://arquivos.rtp.pt
[mensagem «0230»]

Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE): www.edcities.org
[mensagens «0014» e «0027»]

Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológicahttps://apevt.pt/
[mensagem «0302»]

Associação Portuguesa de Museologia (APOM): https://apmuseologia.org/
[mensagem «0028»]

Associação Portuguesa de Professores de Francês
: https://www.appf.pt/
[mensagem «0302»]

Associação Portuguesa de Professores de Inglês
: https://appi.pt/
[mensagem «0302»]

Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia
: http://www.appbg.pt/
[mensagem «0302»]

Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual
: https://www.apecv.pt/
[mensagem «0302»]

Associação de Professores de Filosofia
: https://apfilosofia.org/^
[mensagem «0302»]

Associação de Professores de Geografia
: http://www.aprofgeo.pt/
[mensagem «0302»]

Associação de Professores de História
: https://aph.pt/
[mensagem «0302»]

Associação de Professores de Matemática
: https://www.apm.pt/
[mensagem «0302»]

Associação de Professores de Português
: https://www.app.pt/
[mensagem «0302»]

Associação de Xadrez de Setúbal (AXS): www.axsetubal.pt
[mensagem «0099»]

Association Inscrire Les Droits Fondamentaux: https://www.inscrire.com/
[mensagem «0273»]

Blogue Almada Virtual Museum: https://almada-virtual-museum.blogspot.com/
[mensagem «0261»]

[mensagem «0283»]

Blogue Cosmovivências: www.cosmovivencias.blogspot.pt
[mensagem «0111»]

Blogue do Departamento de CSH: http://departamentodecsh.blogspot.com
[mensagem «0173»]

Blogue da Ephemera: https://ephemerajpp.com/
[mensagem «0226»]

Blogue Folha de Poesia: https://folhadepoesia.blogspot.com/
[mensagem «0219»]

Blogue Memórias em Educação no Território de Almada e Seixal: www.memoeducsa.blogsopt.pt
[mensagem «0120»]

Calendarr Portugal: www.calendarr.com/portugal
[mensagens «0100», «0103», «0105», «0121», «0125», «0128», «0133», «0137», «0138», «0139», «0158», «0181», «0193», «0232», «0238», «0253» e «0263»]

Câmara Municipal de Almada (CMA):
[mensagens «0039», «0068», «0077», «0079», «0092», «0134», «0137», «0165», «0172» e «0217»]

Câmara Municipal do Barreiro (CMB): www.cm-barreiro.pt
[mensagem «0140»]

Câmara Municipal da Moita (CMM): www.cm-moita.pt/
[mensagens «0097» e «0208»]

Câmara Municipal do Seixal (CMS): www.cm-seixal.pt/
[mensagens «0109», «0187», «0212», «0260» e «0309»]

Câmara Municipal de Sesimbra (CMS): www.cm-sesimbra.pt
[mensagem «0074»]

Capeia Arraiana: http://capeiaarraiana.pt
[mensagem «0143»]

[mensagem «0133»]

Centro de Arqueologia de Almada (CAA): www.caa.org.pt, substituído a partir de Agosto de 2018 por https://carqueoalm.wixsite.com/carqueoalm;
[mensagens «0029», «0038», «0096», «0152» e «0198»]

Centro Ciência Viva do Lousal
: https://lousal.cienciaviva.pt/ 
[mensagem «0304»]

Centro de Cultura Libertária (CCL): www.culturalibertaria.blogspot.com
[mensagem «0167»]

[mensagem «0256»]

[mensagem «0244»]

Cidade Virtual: www.cidadevirtual.pt/
[mensagem «0035»]

Ciência Viva: www.cienciaviva.pt/
[mensagens «0070», «0147», «0182», «0196», «0243» e «0293»]

Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema: www.cinemateca.pt
[mensagem «0202»]

Comissão Nacional da UNESCO: www.unescoportugal.mne.pt
[mensagem «0169»]

Confederação Nacional das Associações de Pais: http://www.confap.pt/
[mensagem «0302»]

Conferência Internacional Educação Patrimonial em Acção:
https://educacaopatrimonialemacao.wordpress.com/
[mensagem «0227»]

Conselho Nacional das Associações de Professores e Profissionais de Educação Fisica
https://cnapef.wordpress.com/
[mensagem «0302»]

Diário da República Electrónico: https://dre.pt
[mensagem «0069»]

Direcção-Geral da Educação: www.dge.mec.pt
[mensagem «0076»]

Direcção-Geral do Património Cultural: www.patrimoniocultural.pt
[mensagens «0038» e «0137»]

Escola Profissional de Arqueologia: https://eparqueologia.wixsite.com/epapt
[mensagem «0249»]

Escola Secundária Daniel Sampaio: www.esec-danielsampaio.pt/
[mensagem «0104»]

Escola Secundária Fernão Mendes Pinto: www.esfmp.pt
[mensagem «0132»]

[mensagem «0078»]

[mensagem «0098»]

[mensagem «0286»]

Food and Agriculture Organization (FAO): www.fao.org/
[mensagem «0090»]

Fórum Intermuseus do Distrito de Setúbal (FIDS): alojado em www.amrs.pt
[mensagens «0003» e «0028»; página «Debates»]

Google Maps: www.google.com/maps
[mensagem «0177»]

Grupo Flamingo: www.grupoflamingo.org/
[mensagens «0094» e «0101»]

ICOM-Portugal: http://icom-portugal.org/
[mensagens «0028», «0137» e «0203»]

Infocul.pt (jornal digital diário): https://infocul.pt/
[mensagem «0180»]

Instituto de Apoio à Criança (IAC): www.iacrianca.pt/
[mensagem «0058»]

[mensagem «0065»]

Instituto para a Conservação da Natureza e da Floresta (ICNF): www2.icnf.pt
[mensagem «0189»]

Instituto de História Contemporânea (IHC) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa: http://ihc.fcsh.unl.pt/
[mensagem «0215»]

Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA): www.ipma.pt;
[mensagem «0199»]

Instituto Português da Qualidade (IPQ): www1.ipq.pt
[mensagens «0002», «0022», «0027», «0056», «0138», «0145» e «0237»]

International Association for the Evaluation of Educational Achievement / Associação Internacional para a Avaliação dos Resultados Educativos (IEA): www.iea.nl/
[mensagens «0020» e «0027»]

International Music Council (IMC): www.imc-cim.org/
[mensagem «0085»]

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan): http://www.iphan.gov.br/;
[mensagem «0252»]

International Toy Library Association (ITLA): http://itla-toylibraries.org/
[mensagem «0058»]

Jardim Botânico da Universidade de Lisboa:
[mensagem «0129»]

Laboratório Colaborativo para o Trabalho, Emprego e Proteção Social (CoLABOR): https://colabor.pt/
[mensagem «0288»]

Moinhos de Portugal: www.moinhosdeportugal.org
[mensagem «0047»]

Mostra de Teatro de Almadawww.mostradeteatrodealmada.blogspot.pt
[mensagens «0163», «0219», «0259» e «0309»]

Movimento da Escola Modernahttps://www.escolamoderna.pt/
[mensagem «0302»]

Movimento Fórum Cidadania Lisboa: www.cidadanialx.blogspot.com
[mensagem «0228»]

Museo Mundial: www.museomundial.org/pt
[mensagem «0029»]

Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal (MAEDS):
[mensagens «0003», «0028» e «0088»; página «Debates»]

[mensagem «0065»]

Museu do Dinheiro: www.museudodinheiro.pt
[mensagem «0126»]

Museu de Lisboa: www.museudelisboa.pt
[mensagens «0075» e «0222»]

[mensagem «0071»]

Museu Marítimo de Sesimbra: www.facebook.com/pg/museu.maritimo.sesimbra/
[mensagem «0213»]

Museu de Metrologia: www1.ipq.pt/museu
[mensagens «0022», «0027», «0034» e «0056»; página «Debates»]

Museu da Música Mecânica (MMM): http://museudamusicamecanica.com/
[mensagem «0085»]

Museu Nacional de Arqueologia (MNA): www.museuarqueologia.pt/
[mensagem «0110»]

Museu Nacional de Arte Contemporânea: www.museuartecontemporanea.gov.pt
[mensagem «0157»]

Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC):
[mensagem «0081»]

[mensagens «0011», «0032» e «0063»; página «Debates»]

Museus da Universidade de Lisboa: www.museus.ulisboa.pt
[mensagem «0223»]

Nações Unidas – Habitat: https://unhabitat.org/
[mensagens «0093» e «0117»]

Notícias da Gandaia: www.gandaia.pt
[mensagem «0209»]

Núcleo de Almada e Seixal da Rede Educação Viva:
[mensagem «0092»]

ObservaNatura: www.observanatura.com/
[mensagem «0211»]

O Mundo do Espectáculo
: https://www.mundodoespectaculo.com/
[mensagem «0299»

Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE): www.oecd.org
[mensagens «0005», «0027», «0052», «0218» e «0251»]

Organização Mundial da Saúde (OMS): www.who.int
[mensagens «0015», «0016», «0017», «0063», «0128» e «0232»]

Organização das Nações Unidas (ONU): www.un.org
[mensagens «0102», «0103», «0105», «0125», «0139», «0193», «0194», «0221», «0244», «0263», «0265» e «0275»]

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO): https://en.unesco.org (em língua inglesa)
[mensagens «0158» e «0164»]

[mensagem «0261»]

Plano Nacional de Cinema (PNC): www.dge.mec.pt/plano-nacional-de-cinema
[mensagem «0041»]

Portal da Música Portuguesa: https://www.musica-portuguesa.com/
[mensagem «0253»]

Projecto PlantNet: https://identify.plantnet.org
[mensagem «0239»]

Projeto SOS Azulejo: www.sosazulejo.com
[mensagens «0135» e «0283»]

Público (jornal): www.publico.pt/
[mensagem «0059»]

Rede de Cidades Educadoras: Portugal, https://www.edcities.org/pt/
[mensagem «0240»]

[mensagem «0255»]

Rede de Museus do Algarve: www.museusdoalgarve.wordpress.com
[mensagens «0188» e «0190»]

Rede de Museus do Distrito de Beja:
[mensagem «0192»]

Rede Portuguesa de Moinhos: www.moinhosdeportugal.org
[mensagem «0184»]

Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis (RPMS):
[mensagem «0039»]

Repositório da Universidade de Lisboa: www.repositorio/ul/pt
[mensagens «0025» e «0027»]

Revistas Al-Madan: www.almadan.publ.pt
[mensagem «0216»]

Revista de Marinha: www.revistademarinha.com
[mensagem «0035»

Secretaria da Educação do Paraná:  www.arte.seed.pr.gov.br
[mensagem «0183»]

Secretariado Inter-Associações de Professores
:  https://sites.google.com/site/siaprofes/
[mensagem «0302»]

Sindicato dos Professores da Grande Lisboa: …
[mensagem «0033»]

Sociedade Portuguesa de Botânica (SPB): www.spbotanica.pt
[mensagem «0050»]

Sociedade Portuguesa das Ciências da Educaçãohttp://www.spce.org.pt/
[mensagem «0302»]

Tabela Periódica.org: www.tabelaperiodica.org
[mensagem «0182»]

[mensagem0268»]

United Nations Children's Fund / Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF): www.unicef.pt
[mensagem «0100»]

Universidade Sénior do Seixal (Unisseixal): www.unisseixal.org
[mensagem «0254»]

[mensagem «0207»]

[mensagens «0054», «0119», «0132», «0143», «0155», «0166», «0180», «0181», «0202», «0226», «0261», «0263», «0266», «0274» e «0281»]

Wild Life Day: www.wildlifeday.org/
[mensagem «0121»]

World Digital Library / Biblioteca Digital Mundial: www.wdl.org/en; www.wdl.org/pt
[mensagens «0168» e «0280»]

World Migratory Bird Day: www.worldmigratorybirdday.org/
[mensagem «0055»]

World Ocean Day: www.worldoceanday.org/
[mensagem «0061»]

Worldometers: www.worldometers.info/

[mensagem «0161»]

Sem comentários:

Enviar um comentário