“Ora bem, a personagem principal
da História do Cerco de Lisboa é um
revisor de imprensa. É aquilo a que eu chamo o «conservador por excelência». Quer dizer, é o tipo de pessoa que tem
de respeitar o que está escrito. Tem de respeitar o documento, e a autoridade
que está nele implícita. Não pode alterar nada, e não deve alterar nada: pelo
contrário, deve corrigir erros.” (José Saramago, folheto de 2017)
Subdivisões desta
página:
BDs, CARTOONs
CDs, DOCUMENTÁRIOS
DOCUMENTOS, «PDFs»
AGENDAS, CATÁLOGOS, FOLHETOS
JORNAIS
IMAGENS
LIVROS
REVISTAS
SÍTIOS
BDs, CARTOONs
Abel Manta (João Abel
Manta)
[mensagens «0046» e «0053»]
João Afonso
[mensagem «0103»]
Eugénio Silva, texto e desenho, 2004
História do Concelho Seixal. Seixal: Câmara Municipal do Seixal
Eugénio Silva, texto e desenho, 2004
História do Concelho Seixal. Seixal: Câmara Municipal do Seixal
[mensagem «0287»]
Vasco (Vasco de
Castro)
[mensagem «0046»]
CDs, DOCUMENTÁRIOS
Branco (José
Mário), 1996 (1982 para a edição original em álbum duplo)
Ser Solidário
[mensagem «0219»]
Camané, 2015
Conta e Tempo
[mensagem «0036»]
Gil (João), Palma (Jorge), Veloso (Rui), Tim e Vitorino, com as vozes e os
instrumentos, Gil (João), para a
música, e Monge (João), para a letra,
1996
Rio Grande
[mensagem «0175»]
Menêzes
(António), 2018
Viana do Alentejo: Terra de Barro
[mensagem «0278»]
Viana (Zelito),
com depoimentos de Augusto Boal, Ferreira Gullar, Edu Lobo, Chico Buarque,
Aderbal Freire-Filho, Cecília Boal e Julian Boal, 2010
Augusto Boal e o Teatro do Oprimido.
[mensagem «0183»]
DOCUMENTOS, «PDFs», POWER POINTS
Almeida (Paulo), 2001,
texto de origem desconhecida, divulgado num dos blogues de Rui Pedro Narciso,
«In Extenso»
Universidade Popular Portuguesa. Passado e Futuro
[mensagem «0073»]
Blum (Eva Maria),
2019
A difícil recuperação da capacidade de se afirmar
enquanto a memória está ocupada com tantas perdas. O caso da reabilitação
urbana na frente ribeirinha de Almada. Power
Point apresentado no VII Congresso da Associação Portuguesa de
Antropologia, em Lisboa
[mensagem «0245»]
Blum (Eva Maria),
2020
O que será do património cultural do Caramujo e da
Romeira? Da história, das memórias e dos edifícios históricos? Power Point patente no sítio do Centro
de Arqueologia de Almada
[mensagem «0245»]
Moura (Catarina),
2012
O Pulsar de Meio Século. 1953 – 2011. Historial crítico
sobre os Serviços Educativos dos Museus do Estado (consultado no dia 5 de
Novembro de 2015 em
[mensagem «0195»]
Pita (Carlos Xavier Varela), 2013
O Moinho de Maré de Corroios. Ilustração do Património Industrial e Ambiental. Relatório de Estágio do Mestrado em Ilustração Científica (acessível a partir de
https://core.ac.uk/reader/62465259)
Pita (Carlos Xavier Varela), 2013
O Moinho de Maré de Corroios. Ilustração do Património Industrial e Ambiental. Relatório de Estágio do Mestrado em Ilustração Científica (acessível a partir de
https://core.ac.uk/reader/62465259)
[mensagem «0310»]
Santos (Luís Filipe)
& Contreiras (Sérgio), em
documento da Escola Secundária José Afonso, 2007
Projecto Educativo de Escola
(2007-2010)
[mensagem «0060»]
AGENDAS, CATÁLOGOS, FOLHETOS
Abreu (Carlos),
2005
Ir à escola / Exposição sobre a história do ensino em
Almada. Almada: Museu da Cidade
[mensagem «0233»]
Baía do Tejo, sem
data
Património Histórico Museológico (folheto A4
desdobrável)
[mensagem «0178»]
Câmara Municipal de
Almada, 2015
Ir a banhos (folheto de tamanho gigante que
acompanhou a exposição com o mesmo nome)
[mensagem «0154»]
Câmara Municipal de
Almada, 2018
Bordalo II. Em: Agenda
Almada, nº 187 (pp. 8-13)
[mensagem «0156»]
Câmara Municipal de
Lisboa, sem data
Estufa Fria (folheto desdobrável)
[mensagem «0078»]
Câmara Municipal de
Sesimbra, sem data
Museu Marítimo de Sesimbra (folheto A4, desdobrável)
[mensagem «0054»]
Camarão (António)
e Carmona (Rosalina), 2015
Barreiro, Memória e Futuro (catálogo da exposição
permanente do Espaço Memória). Barreiro: Câmara Municipal do Barreiro (edição
bilingue: português e inglês)
[mensagem «0146»]
Centro de Arqueologia
de Almada, 2012
Folheto informativo distribuído em percurso realizado no dia
2 de Setembro
Instituto da
Conservação da Natureza e das Florestas, sem data
Percurso da Mourisca / Percurso do Montado (folheto A4,
frente e verso)
[mensagem «0130»]
Museu Nacional de Arqueologia & Museu
Municipal de Loulé, 2017
Loulé: Territórios, Memórias, Identidades (folheto de
exposição, a cores, em formato aproximadamente A3, desdobrável: acessível na
Dropbox, através da página «Documentos / Portugal» deste blogue)
[mensagem «0110»]
Museu da Cidade de Almada, 2019
NA MARGEM – uma história do
rock. Almada: Câmara Municipal de Almada
[mensagem «0269»]
Museus de Almada, 2021
Entre dois mares e um rio. Almada, 3 mil anos de história
Museus de Almada, 2021
Entre dois mares e um rio. Almada, 3 mil anos de história
[mensagem «0311»]
Saramago (José),
2017
História do Cerco de Lisboa (folheto sobre a peça de
teatro, onde é citada «A Estátua e a Pedra»)
[página «Fontes»]
Veiga (Francisco Motta), coordenador, & Montenegro (Cláudia), colaboradora, 2018
Circuitos Ciência Viva. Lisboa: Ciência Viva (3ª edição)
[mensagem «0304»]
Veiga (Francisco Motta), coordenador, & Montenegro (Cláudia), colaboradora, 2018
Circuitos Ciência Viva. Lisboa: Ciência Viva (3ª edição)
[mensagem «0304»]
JORNAIS
Borja-Santos (Romana),
2017-06-05
Portugal é um dos cinco países
com mais adolescentes obesos. Em: Público,
17 de Maio (pp. 10-11)
[mensagem «0063»]
Canelas (Lucinda), 2016
«Os
museus podem ser um lugar onde os países pedem desculpa». Em: Público, 6
de Dezembro (p. 31)
[mensagens
«0024» e «0027»]
Os museus devem promover a igualdade ou a sua missão
primordial (ainda) é outra? Em: Público,
1 de Setembro (p. 22)
[mensagem «0203»]
Carvalho (António Galopim), 2021
Professores, os pilares da sociedade. Em: Público, 24 de Julho (p. 16)
Carvalho (António Galopim), 2021
Professores, os pilares da sociedade. Em: Público, 24 de Julho (p. 16)
[mensagem «0296»]
Chullage / Nuno Santos, entrevistado por Lopes (Mário), com fotografias de Rocha (Daniel), 2020
Chullage: «Esta transformação vai trazer uma mudança de pele». Em: Público, de 26 de Junho (pp. 32-33)
[mensagem «0241»]
Coelho (Alexandra Lucas), 2016
# Ocupa Pedro II. Em: Público, 5 de Dezembro (p.
42)
[mensagens «0023» e «0027»]
Costa (João), Dillon
(Suzanne), Suzuki (Kan Hiroshi), Kim (Moonhee), Skovsgaard (Jørn) e Schleicher (Andreas), 2018
Educação para um mundo melhor:
um debate em curso a uma escala global. Em:
Público, 16 de Fevereiro (p. 51)
[mensagem «0118»]
Descamps (P.),
2013
Na Finlândia, a busca de uma escola igualitária. Em: Le Monde Diplomatique, edição
portuguesa, IIª série, nº 75 (pp. 29-31)
[comentário à mensagem «0020»]
Duarte (Mariana),
2019
Uma “dança-luta” pela educação no
Brasil. Em: Público, 22 de
Setembro (p. 26)
[mensagem «0205»]
Faria (Natália), 2016
Despesa
portuguesa com a educação aumentou 33 % entre 2008 e 2013. Em: Público, 15 de Setembro (pp. 12-13)
[mensagens «0005» e «0027»]
Faria (Natália), 2018
Adolescentes portugueses estão
exaustos. Os que não gostam da escola triplicaram nos últimos 20 anos. Em: Público, 19
de Dezembro (pp. 2-3)
[mensagem «0171»]
Ferreira
(Cristina), 2015
Clientes gregos ajudam Lisnave a recuperar receitas. Em: Público, 23 de Julho (p. 21)
Ferreira (Nicolau), 2010
O Atlântico Norte está a esconder um mar de lixo. Em: Público, 20 de Agosto (p. 14)
[mensagem «0061»]
Fiolhais (Carlos),
2017
Recomeçar. Em: Público, 29 de Dezembro (p. 6)
[mensagem «0108»]
Fiolhais (Carlos), 2021
Regresso às aulas. Em: Público, 2 de Setembro (p. 8)
[mensagem «0300»]
Fiolhais (Carlos), 2021
Regresso às aulas. Em: Público, 2 de Setembro (p. 8)
[mensagem «0300»]
Fonseca (Ana), 1989(a),
com fotografias de Frade (José)
Ministério deixa degradar-se
sistema público de ensino. Em: O
Diário, 21 de Junho (p. 3)
[mensagem «0044»]
Fonseca (Ana), 1989(b)
Setúbal: criada federação das
associações de pais. Em: O Diário,
21 de Junho (p. 3)
[mensagem «0045»]
Gil (José),
entrevistado por Silva (João Céu
da), 2019
José Gil: “O passado está a ser engavetado, digitalizado e
virtualizado”. Em: Diário de
Notícias, 4 de Janeiro (acedido através de: www.dn.pt/1864/interior/jose-gil-o-passado-esta-a-ser-engavetado-digitalizado-e-virtualizado-10396951.html)
[mensagem «0174»]
Gil (José), 2020
O Medo. Em: Público,
16 de Março (pp. 4-5)
[mensagem «0229»]
Gonçalves (Mara), 2018
As
árvores ensinam-nos a viajar. Em: Público, 22 de
Setembro (suplemento «Fugas»)
[mensagem «0159»]
Keucheyan
(Razmig), 2017
Aquilo de que (realmente) precisamos. Em: Le Monde Diplomatique, edição portuguesa, IIª série, nº
124 (pp. 22-23)
[mensagem «0036»]
Leiria (Isabel),
2007
Escola
da Parede apostou no xadrez para melhorar os resultados. Em: Público, 22 de Outubro (pp. 10-11)
[mensagens «0021», «0027» e «0294»]
Lopes (Maria João),
2014
Escolas que questionam o sistema e
dão a cada aluno o seu tempo. Em: Público,
24 de Novembro (pp. 16-17)
[mensagens «0013» e «0027»]
Lopes (Noémia), Zózimo (Joana), Ramalho (Joana), Pegado
(Elsa) & Pereira (Paula), 2016
Geração Sénior de Almada no Século XXI - Um retrato
social. Lisboa: Deriva Editores
[mensagem «0112»]
Lúcio (Álvaro
Laborinho) entrevistado por Cordeiro
(Ana Dias), 2018
“Condenei pessoas por actos tremendamente negativos, sendo
elas pessoas fantásticas”. Em: Público,
24 de Julho (pp. 42-45)
[mensagem «0150»]
Malheiros (José Vítor), 2010
É impossível deitar coisas fora. Em: Público, 22 de Setembro (p. 37)
[mensagem «0061»]
Moreira (Cristiana
Faria), 2018
Marcelo chamado a ver como vivem
os miúdos do 2.º Torrão. Em: Público,
7 de Fevereiro (p. 17)
[mensagem «0116»]
Moreira (Cristiana
Faria), 2018(b)
Não é só o barco que é do rio,
também Jaime Costa é do Tejo. Em:
Público, 22 de Agosto (pp. 5-6 do suplemento «P2»)
[mensagem «0153»]
Nóvoa (António)
entrevistado por Dinis (David) e Lourenço (Eunice), 2018
«Se a esquerda está a funcionar
bem, que continue». Em: Público,
25 de Janeiro (pp. 10-11)
[mensagem «0113»]
Público, 2018
Ranking Público. Suplemento do Público,
3 de Fevereiro
[mensagem «0115»]
Público, 2019
Eis o primeiro documento global
de literacia em astronomia. Público, 6
de Agosto (p. 29)
[mensagem «0200»]
Raposo (Luís), 2017
Luzes e sombras em vésperas do Ano Europeu do Património
Cultural. Em: Público, 15 de
Dezembro (p. 51)
[mensagem «0107»]
Raposo (Luís), 2019
A última desenhadora do Museu Nacional de
Arqueologia? Em: Público,
16 de Julho (p. 33)
[mensagem «0197»]
Reis (José), 2020
[mensagem «0231»]
Rito (Francisco
Alves), 2016
Sobreiro mais velho do mundo vai
ser atracção turística. Em: Público,
6 de Dezembro (p. 19)
[mensagem «0286»]
Rito (Francisco Alves), 2021
Rito (Francisco Alves), 2021
Alunos de escola de Sesimbra
aprendem sobre o oceano mergulhando nele. Em: Público, 30 de Abril (p. 17)
[mensagem «0282»]
Sanches (Andreia),
2016(a)
Os adolescentes portugueses têm um problema com a escola. E
tem piorado. Em: Público, 15
de Março (versão on-line)
[mensagens «0015», «0016», «0017» e «0027»]
Sanches (Andreia), 2016(b)
Exaustos,
desiludidos ou baralhados. Um terço dos professores sente-se assim. Em: Público, 8 de Setembro (pp.
2-4)
[mensagens «0004» e «0027»]
Sanches (Andreia), 2020
Aos 15 anos, só 10
% dos alunos gostam muito da escola. Em:
Público, 19 de Maio (pp. 20-21)
[mensagem «0238»]
Sanches (Andreia), Lopes (Francisco), Guerreiro (Joaquim), 2017
Ser jovem em Portugal. Em:
Público, 21 de Maio (inforgrafia nas pp. 16-17 do suplemento «P2»)
[mensagem «0059»]
Serafim (Teresa),
2017
Como seriam as primeiras flores
da Terra? Em: Público, 4 de
Agosto (p. 36)
[mensagem «0264»]
Serafim (Teresa Sofia),
2018
Árvore nacional, o sobreiro já
tem o genoma descodificado. Em: Público,
24 de Maio (p. 30)
[mensagem «0142»]
Serafim (Teresa
Sofia), 2020
A nova vida do Jardim Botânico Tropical de Lisboa
começa agora. Em: Público, 25
de Janeiro
[mensagem «0223»]
Silva (Samuel), 2017
Menos poder para os directores, defendem 92 % dos professores.
Em: Público, 22 de Fevereiro (p.
13)
[mensagem «0040»]
Silva (Samuel),
2017(b)
No novo ano lectivo as escolas vão
ser mais diferentes umas das outras. Em:
Público, 4 de Setembro (pp. 8-9)
[mensagem «0080»]
Silva (Samuel),
2017(c)
Número de professores aumenta
pela primeira vez nesta década. Em:
Público, 29 de Setembro (p. 20)
[mensagem «0087»]
Silva (Samuel),
2017(d)
Menos investimentos e escolhas
diferentes: superior contraria tendência / Portugal entre os oito países que
não tem crianças de 2 anos no pré-escolar. Em: Público, 13 de Setembro (pp. 10-11)
[mensagem «0089»]
Silva (Samuel), 2018
Vantagem salarial dos
professores é sinal de envelhecimento. Em: Público, 12 de Setembro (p. 4)
[mensagem «0158»]
Silva (Samuel), 2019
Portugal é pioneiro em rede para
casos graves de abandono escolar. Em:
Público, 6 de Agosto (p. 12)[mensagem «0201»]
Silva (Samuel), 2019(b)
Há mais alunos no superior, mas mais jovens sem trabalhar
nem estudar. Em: Público, 11
de Setembro (p. 20)
[mensagem «0204»]
Silva (Samuel), 2019(c)
A
China chega ao topo e a Finlândia está a descer nos PISA. Porquê? Em: Público, 4 de Dezembro (p. 5)
[mensagem «0218»]
Tonucci (Francesco), entrevistado por Coentrão (Abel), 2021
A cidade das crianças “é uma utopia” mas temos de lá chegar. Em: Público, de 15 de Maio (pp. 26-27)
[mensagem «0308»]
Tonucci (Francesco), entrevistado por Coentrão (Abel), 2021
A cidade das crianças “é uma utopia” mas temos de lá chegar. Em: Público, de 15 de Maio (pp. 26-27)
[mensagem «0308»]
Viana (Clara), 2016(a)
«Se fosse ministro,
reduzia carga horária para termos tempo de ser crianças». Em: Público, 5 de Novembro (p. 16)
[mensagens «0012» e «0027»]
Viana (Clara),
2016(b)
Testes de Matemática puseram à
prova sucessivos governos. E desta vez correu bem. Em: Público, 30 de Novembro (pp. 2-3)
[mensagens «0020» e «0027»]
Viana (Clara),
2017(a)
Professores dizem trabalhar mais
de 46 horas por semana. Em: Público,
10 de Março (p. 13)
[mensagem «0042»]
Viana (Clara),
2017(b)
Novo perfil do aluno implicará revisão curricular, diz
projecto de parecer do CNE. Em: Público, 21 de Março (pp. 2-3)
[mensagem «0043»]
Viana (Clara), 2017(c)
Adolescentes portugueses sentem-se mal quando não têm Internet por perto. Em: Público, 19 de Abril (p. 14)[mensagem «0052»]
Viana (Clara),
2017(d)
Quase metade dos
alunos mais carenciados tem negativa a Matemática. Em: Público, 8 de Maio (pp. 12-13)[mensagem «0057»]
Viana (Clara),
2019
Alunos portugueses pioram a ciências, mas mantêm-se acima da
média da OCDE. Em: Público, 4
de Dezembro (on-line)
[mensagem «0218»]
Viana (Clara), 2021
Rapazes são o parente pobre da educação mas continuam a ter melhores salários. Em: Público, 17 de Setembro (p. 18)
[mensagem «0303»]
Viana (Clara), 2021
Rapazes são o parente pobre da educação mas continuam a ter melhores salários. Em: Público, 17 de Setembro (p. 18)
[mensagem «0303»]
Vicente (Manuel), entrevistado por A. Magalhães, 2011)
“Hoje a arquitectura é muito
igual: é tudo a mesma coisa!” Em: Público,
29 de Julho (caderno «Ipsilon», pp. 27-30)
[mensagem «0266»]
IMAGENS
Otto Wilhelm Thomé, 1885
Flora von Deutschland, Österreich und der Schweiz: acessíveis em
[mensagem «0029»]
Hermann Adolph Köhler & Gustav
Pabst, 1887
Köhler's
Medizinal-Pflanzen: acessíveis em
[mensagem «0029»]
LIVROS
Abreu (Carlos),
2005
Os longos caminhos
para a escola. A história do ensino em Almada. Em: Museu da Cidade de Almada, Ir à escola / Exposição sobre a
história do ensino em Almada (pp. 9-39)
[mensagens «0104» e «106»]
Abreu (Carlos),
2017
Eu sou da Emídio – História(s) e Memória(s) da Escola
Secundária Emídio Navarro. Lisboa: Chiado Editora
[mensagem «0106»]
Adamopoulos (Sarah),
coord., 2016
A Cidade do Teatro. Almada: Câmara Municipal de Almada & Ninho de Víboras
[mensagens «0026» e «0027»]
Arsuaga (Juan Luis), 2021
Vida, a grande história. Lisboa: Círculo de Leitores
[mensagem «0313»]
Arsuaga (Juan Luis), 2021
Vida, a grande história. Lisboa: Círculo de Leitores
[mensagem «0313»]
Bernardo (Helena), 2007
Municípios, Educação e
Desenvolvimento Sustentável. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa. Tese de
mestrado) apresentada na Universidade Nova de Lisboa
[mensagem «0240»]
Bingre (Pedro), Aguiar (Carlos), Espírito-Santo (Dalila), Arsénio
(Pedro) e Monteiro-Henriques
(Tiago), coordenadores científicos, 2007
Guia de Campo. As árvores e os arbustos de Portugal
continental. Lisboa:
Jornal Público / Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento / Liga para a
Protecção da Natureza
[mensagens «0257», «0264» e «0274»]
Brecht (Bertolt), 1970)
Vida de Galileu. Lisboa: Portugália Editora
[mensagem «0294»]
Brecht (Bertolt), 1970)
Vida de Galileu. Lisboa: Portugália Editora
[mensagem «0294»]
Caillois (Roger), 1990
Os Jogos e os Homens. Lisboa: Edições Cotovia
[mensagem «0141»]
Camilo (Manuel de
Sousa), 2018
Costa da Minha Infância - Suas Gentes, Tipos e Figuras da
Costa Antiga. Costa da Caparica: Edições Gandaia
[mensagem «0127»]
Carvalho (Ana),
2016
Museus e Diversidade Cultural. Da Representação aos Públicos.
Casal de Cambra: Caleidoscópio
[mensagem «0037»]
Centro de Arqueologia
de Almada, 2019
Sobreda, Ontem e Hoje. Sobreda: Junta de Freguesia da
Charneca de Caparica e Sobreda
[mensagem «0233»]
Colectivo das Escolas do Clube Desportivo da Cova da Piedade, 2019
Escolas do Clube Desportivo da
Cova da Piedade. 50 Anos ao serviço do
ensino popular e da democracia. Cova da Piedade: Escolas do Clube
Desportivo da Cova da Piedade
[mensagens «0271» e «0277»]
Colectivo do 9º ano. Escola Sec. D. João II. Setúbal, 2019 (6ª
edição)
Quando a Tróia era do Povo.
Setúbal: Escola Secundária D. João II
[mensagem «0242»]
Fara (Patricia),
2013
Ciência: 4000 anos de História. Lisboa: Livros
Horizonte.
[mensagem «0036»]
Gomes (João Paulo),
2013
A Flora. Em: Guia do Tejo. Desde a Nascente até à Foz (pp. 16-33).
Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa
[mensagem «0142»]
Gomes (Luís
Costa), 2018
Da Costa, praias e montes da Caparica. Lisboa:
Fundação Francisco Manuel dos Santos
[mensagem «0157»]
Harari (Yuval
Noah), 2016 (3ª edição)
Sapiens. História Breve da Humanidade. Amadora:
Vogais
[mensagem «0121»]
Hodge (Susie), 2017
The
Short Story of Art.
Londres: Laurence King Publishing
[mensagem «0181»]
Lima (Manuel), 1997
A Reserva Ecológica Nacional do
Concelho do Seixal. Contributos para a sua descrição e divulgação. Câmara Municipal do Seixal
[mensagem «0124»]
Lima (Manuel), 1997(b)
Terras de Larus. Câmara Municipal do Seixal & Plátano Editora
[mensagem «0277»]
Lima (Manuel), 2001
Corroios. Minha Terra co(m
a)rroios. Plátano Editora
[mensagem «0272»]
Lima (Manuel), 2011
Aves do Sapal de Corroios e
doutras zonas ribeirinhas do concelho do Seixal. Edição do autor
[mensagem «0055»]
Lima (Manuel), 2017
Plantas Silvestres do Concelho
de Almada. Edição do autor
[mensagem «0114»]
Morin (Edgar),
sem data
O Paradigma Perdido. Lisboa: Europa-América
[introdução à página «Projectos»]
MacGregor (Neil),
2014
Uma História do Mundo em 100 Objetos. Lisboa: Círculo
de Leitores
[mensagem «0064»]
Manguel (Alberto),
2011
A Cidade das Palavras. Lisboa: Gradiva
[introdução à página «Memórias»; comentário
à mensagem «0010»; página «Debates»]
Mendonça (Luís), Cruz (Maria Helena) e Almas (Maria Nazareth), 2017
Conta-me que eu conto. Os Avós na minha idade. Retratos sociais
de Almada entre 1950 e 1974. Almada: Agrupamento de Escolas Anselmo de
Andrade
[mensagem «0170»]
Nabais (António), 1984
História do Concelho do Seixal
– Barcos. Seixal: Câmara Municipal do
Seixal (2ª edição)
[mensagem «0098»]
Niza (Sérgio), 2015
Niza (Sérgio), 2015
Sérgio Niza. Escritos sobre Educação. Lisboa: Tinta-da-China
[mensagem «0302»]
Pardal (Sidónio),
1997
Parque da Cidade de Almada / arquitectura de uma paisagem.
Lisboa: Câmara Municipal de Almada; CESUR – Universidade Técnica de Lisboa
[mensagem
«0051»]
Pastoureau (M.), 2016)
Azul. Lisboa: Orfeu Negro
[mensagem «0294»]
Pastoureau (M.), 2016)
Azul. Lisboa: Orfeu Negro
[mensagem «0294»]
Penguin Books, 1981
The Penguin Books Encyclopedia of Chess. Harmondsworth:
Penguin Books
[mensagem «0099»]
Rosa (Maria João Valente); Chitas (Paulo), 2010
Portugal: os Números. Lisboa: Fundação Francisco
Manuel dos Santos
[mensagem «0195»]
Salvado (Rui Miguel) e
Salvado (Maria Clara), 1998
Uma proposta para a Educação
Patrimonial nas Escolas: o Núcleo Os
Investigadores. Almada: Câmara
Municipal de Almada / Museu Municipal
[mensagem «0030»]
Stoer (Stephen
R.) e Magalhães (António), 2005
A Diferença Somos
Nós. Porto: Afrontamento
[comentário à mensagem «0010»; página «Debates»]
Vieira (Maria do
Carmo), 2010
O Ensino do Português. Lisboa: Fundação Francisco
Manuel dos Santos
[página
«Documentos»]
Zweig (Stefan), 1974
Três paixões. Porto: Livraria Civilização-Editora
[mensagem «0294»]
Zweig (Stefan), 1974
Três paixões. Porto: Livraria Civilização-Editora
[mensagem «0294»]
REVISTAS
Apogeo (revista da
Associação de Professores de Geografia)
[mensagens «0001» e «0027»;
página «Debates»]
Lopes (Luís Seabra), 2005
A cultura da medição em
Portugal ao longo da história. Em: Educação e Matemática, nº 84 (pp.
42-48)
[mensagem «0034»]
Mogarro (Maria João), 2006
Arquivos e Educação: a
Construção da Memória Educativa. Em: Sísifo
(revista on-line), nº 1,
Setembro–Dezembro (pp. 71-84)
[mensagens «0025», «0027» e «0289»]
SÍTIOS
Academia de Cultura e
Solidariedade Ramiro Freitas (ARF):
[mensagem «0067»]
Academia de Música e
Belas Artes Luísa Todi: http://academialuisatodi.pt
[mensagem «0082»]
Academia do Professor (CFAE do Seixal): https://academiadoprofessor.pt
[mensagem «0143»]
Agência de Notícias:
www.adn-agenciadenoticias.com
[mensagem «0123»]
Agrupamento de
Escolas do Barreiro: www.aebarreiro.pt/
[mensagem «0086»]
Agrupamento de Escolas da Caparica: https://www.aecaparica.pt/
[mensagem «0301»]
Agrupamento de Escolas da Caparica: https://www.aecaparica.pt/
[mensagem «0301»]
Agrupamento de Escolas João de Barros: https://www.aejoaodebarros.pt/
[mensagem «0262»]
Agrupamento de Escolas José Saramago: https://aejs.pt/site/
[mensagem «0301»]
Agrupamento de Escolas Miradouro de Alfazina: https://miradouroalfazina.com/
[mensagem «0305»]
Agrupamento de Escolas José Saramago: https://aejs.pt/site/
[mensagem «0301»]
Agrupamento de Escolas Miradouro de Alfazina: https://miradouroalfazina.com/
[mensagem «0305»]
Agrupamento de Escolas de Nun'Álvares: http://www.aenunalvares.edu.pt/
[mensagem «0298»]
Agrupamento de Escolas Ordem de San`tiago: http://aveordemsantiago.pt/
[mensagem «0305»]
Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato: http://www.agrupamentopedroeaneslobato.pt/
[mensagem «0298»]
AlmadaForma (CFAE
de Almada): http://almadaforma.net/
[mensagem «0143»]
Ângela Ribeiro: www.angela-ribeiro.blogsopt.pt
Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE): www.edcities.org
[mensagens «0014» e «0027»]
Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica: https://apevt.pt/
[mensagem «0302»]
Associação Portuguesa de Museologia (APOM): https://apmuseologia.org/
[mensagem «0028»]
Associação Portuguesa de Professores de Francês: https://www.appf.pt/
[mensagem «0302»]
Associação Portuguesa de Professores de Inglês: https://appi.pt/
[mensagem «0302»]
Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia: http://www.appbg.pt/
[mensagem «0302»]
Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual: https://www.apecv.pt/
[mensagem «0302»]
Associação de Professores de Filosofia: https://apfilosofia.org/^
[mensagem «0302»]
Associação de Professores de Geografia: http://www.aprofgeo.pt/
[mensagem «0302»]
Associação de Professores de História: https://aph.pt/
[mensagem «0302»]
Associação de Professores de Matemática: https://www.apm.pt/
[mensagem «0302»]
Associação de Professores de Português: https://www.app.pt/
[mensagem «0302»]
[mensagem «0302»]
Associação Portuguesa de Museologia (APOM): https://apmuseologia.org/
[mensagem «0028»]
Associação Portuguesa de Professores de Francês: https://www.appf.pt/
[mensagem «0302»]
Associação Portuguesa de Professores de Inglês: https://appi.pt/
[mensagem «0302»]
Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia: http://www.appbg.pt/
[mensagem «0302»]
Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual: https://www.apecv.pt/
[mensagem «0302»]
Associação de Professores de Filosofia: https://apfilosofia.org/^
[mensagem «0302»]
Associação de Professores de Geografia: http://www.aprofgeo.pt/
[mensagem «0302»]
Associação de Professores de História: https://aph.pt/
[mensagem «0302»]
Associação de Professores de Matemática: https://www.apm.pt/
[mensagem «0302»]
Associação de Professores de Português: https://www.app.pt/
[mensagem «0302»]
Associação de Xadrez
de Setúbal (AXS): www.axsetubal.pt
[mensagem «0099»]
Association Inscrire
Les Droits Fondamentaux: https://www.inscrire.com/
[mensagem «0273»]
[mensagem «0261»]
[mensagem «0283»]
[mensagem «0111»]
[mensagem «0173»]
[mensagem «0226»]
[mensagem «0219»]
[mensagem «0120»]
Calendarr Portugal: www.calendarr.com/portugal
[mensagens «0100», «0103», «0105», «0121», «0125», «0128»,
«0133», «0137», «0138», «0139», «0158», «0181», «0193», «0232», «0238», «0253» e «0263»]
Câmara Municipal de Almada (CMA):
[mensagens «0039», «0068», «0077», «0079», «0092», «0134»,
«0137», «0165», «0172» e «0217»]
Câmara Municipal do Barreiro (CMB): www.cm-barreiro.pt
[mensagem «0140»]
Câmara Municipal da
Moita (CMM): www.cm-moita.pt/
[mensagens «0097» e «0208»]
Câmara Municipal do
Seixal (CMS): www.cm-seixal.pt/
[mensagens «0109», «0187», «0212», «0260» e «0309»]
Câmara Municipal de
Sesimbra (CMS): www.cm-sesimbra.pt
[mensagem «0074»]
Capeia Arraiana: http://capeiaarraiana.pt
[mensagem «0143»]
Casa Comum: http://casacomum.org
[mensagem «0133»]
Centro de Arqueologia de Almada (CAA): www.caa.org.pt, substituído a partir de Agosto de 2018 por https://carqueoalm.wixsite.com/carqueoalm;
[mensagens «0029», «0038», «0096», «0152» e «0198»]
Centro de Cultura Libertária (CCL): www.culturalibertaria.blogspot.com
Cidade Virtual: www.cidadevirtual.pt/
[mensagem «0035»]
Ciência Viva: www.cienciaviva.pt/
[mensagens «0070», «0147», «0182», «0196», «0243» e «0293»]
Cinemateca Portuguesa
– Museu do Cinema: www.cinemateca.pt
[mensagem «0202»]
Comissão Nacional da
UNESCO: www.unescoportugal.mne.pt
[mensagem «0169»]
Confederação Nacional das Associações de Pais: http://www.confap.pt/
[mensagem «0302»]
Confederação Nacional das Associações de Pais: http://www.confap.pt/
[mensagem «0302»]
Conferência
Internacional Educação Patrimonial em Acção:
https://educacaopatrimonialemacao.wordpress.com/
[mensagem «0227»]
Conselho Nacional das Associações de Professores e Profissionais de Educação Fisica: https://cnapef.wordpress.com/
[mensagem «0302»]
Diário da República
Electrónico: https://dre.pt
[mensagem «0069»]
Direcção-Geral da
Educação: www.dge.mec.pt
[mensagem «0076»]
Direcção-Geral do Património Cultural: www.patrimoniocultural.pt
[mensagens «0038» e «0137»]
Escola Profissional de Arqueologia: https://eparqueologia.wixsite.com/epapt
[mensagem «0249»]
Escola Secundária Daniel Sampaio: www.esec-danielsampaio.pt/
[mensagem «0104»]
Escola Secundária Fernão Mendes Pinto: www.esfmp.pt
[mensagem «0132»]
Estufa Fria: www.estufafria.cm-lisboa.pt
[mensagem «0078»]
Europeana: www.europeana-inside.eu
[mensagem
«0098»]
Florestas.pt: https://www.florestas.pt/
[mensagem «0286»]
Food and Agriculture Organization (FAO): www.fao.org/
[mensagem «0090»]
Fórum Intermuseus do
Distrito de Setúbal (FIDS): alojado em www.amrs.pt
[mensagens «0003» e «0028»; página «Debates»]
Google Maps: www.google.com/maps
[mensagem
«0177»]
Grupo Flamingo: www.grupoflamingo.org/
[mensagens «0094» e «0101»]
ICOM-Portugal: http://icom-portugal.org/
[mensagens «0028», «0137» e «0203»]
Infocul.pt
(jornal digital diário): https://infocul.pt/
[mensagem
«0180»]
Instituto de Apoio à Criança (IAC): www.iacrianca.pt/
[mensagem «0058»]
Instituto Camões: http://cvc.instituto-camoes.pt/pessoas/romeu-correia
[mensagem «0065»]
Instituto para a
Conservação da Natureza e da Floresta (ICNF): www2.icnf.pt
[mensagem «0189»]
Instituto de História Contemporânea (IHC) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade
Nova de Lisboa: http://ihc.fcsh.unl.pt/
[mensagem «0215»]
Instituto do Mar e da
Atmosfera (IPMA): www.ipma.pt;
[mensagem «0199»]
Instituto Português da Qualidade (IPQ): www1.ipq.pt
[mensagens «0002», «0022», «0027»,
«0056», «0138», «0145» e «0237»]
International
Association for the Evaluation of Educational Achievement / Associação
Internacional para a Avaliação dos Resultados Educativos (IEA):
www.iea.nl/
[mensagens «0020» e «0027»]
International Music Council (IMC): www.imc-cim.org/
[mensagem
«0085»]
Instituto do
Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan): http://www.iphan.gov.br/;
[mensagem «0252»]
International Toy Library
Association (ITLA): http://itla-toylibraries.org/
[mensagem «0058»]
Jardim Botânico da
Universidade de Lisboa:
[mensagem «0129»]
Laboratório Colaborativo para o Trabalho, Emprego e
Proteção Social (CoLABOR): https://colabor.pt/
[mensagem «0288»]
Moinhos de Portugal:
www.moinhosdeportugal.org
[mensagem «0047»]
Mostra de Teatro de Almada: www.mostradeteatrodealmada.blogspot.pt
[mensagens «0163», «0219», «0259» e «0309»]
Movimento da Escola Moderna: https://www.escolamoderna.pt/
[mensagem «0302»]
Movimento Fórum Cidadania Lisboa: www.cidadanialx.blogspot.com
Movimento da Escola Moderna: https://www.escolamoderna.pt/
[mensagem «0302»]
Movimento Fórum Cidadania Lisboa: www.cidadanialx.blogspot.com
[mensagem «0228»]
Museo Mundial: www.museomundial.org/pt
[mensagem «0029»]
Museu de Arqueologia
e Etnografia do Distrito de Setúbal (MAEDS):
[mensagens «0003», «0028» e «0088»; página «Debates»]
Museu da Cidade de Almada:
[mensagem «0065»]
Museu do Dinheiro: www.museudodinheiro.pt
[mensagem «0126»]
Museu de Lisboa: www.museudelisboa.pt
[mensagens «0075» e «0222»]
[mensagem «0071»]
Museu Marítimo de Sesimbra: www.facebook.com/pg/museu.maritimo.sesimbra/
[mensagem «0213»]
Museu de Metrologia: www1.ipq.pt/museu
[mensagens «0022», «0027»,
«0034» e «0056»; página «Debates»]
Museu da Música Mecânica
(MMM): http://museudamusicamecanica.com/
[mensagem «0085»]
Museu Nacional de Arqueologia (MNA): www.museuarqueologia.pt/
[mensagem «0110»]
Museu Nacional de
Arte Contemporânea: www.museuartecontemporanea.gov.pt
[mensagem «0157»]
Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC):
[mensagem «0081»]
Museu Naval de Almada:
www.m-almada.pt/portal/page/portal/MUSEUS/NAVAL
[mensagens «0011», «0032» e «0063»; página «Debates»]
Museus da
Universidade de Lisboa: www.museus.ulisboa.pt
[mensagem «0223»]
Nações Unidas – Habitat:
https://unhabitat.org/
Núcleo de Almada e Seixal da Rede Educação Viva:
Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE): www.oecd.org
[mensagens «0005», «0027», «0052», «0218» e «0251»]
Organização Mundial
da Saúde (OMS): www.who.int
[mensagens «0015», «0016», «0017», «0063», «0128» e «0232»]
Organização das
Nações Unidas (ONU): www.un.org
[mensagens «0102», «0103», «0105», «0125», «0139», «0193», «0194», «0221», «0244», «0263», «0265» e «0275»]
Organização das
Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO): https://en.unesco.org (em língua inglesa)
[mensagens «0158» e «0164»]
Página no Facebook: Almada Património Material
e Imaterial
[mensagem «0261»]
Plano Nacional de
Cinema (PNC): www.dge.mec.pt/plano-nacional-de-cinema
[mensagem «0041»]
Portal da Música Portuguesa: https://www.musica-portuguesa.com/
[mensagem «0253»]
Projecto PlantNet:
https://identify.plantnet.org
[mensagem «0239»]
Projeto SOS Azulejo:
www.sosazulejo.com
[mensagens «0135» e «0283»]
Público (jornal):
www.publico.pt/
[mensagem «0059»]
Rede de Cidades
Educadoras: Portugal, https://www.edcities.org/pt/
[mensagem «0240»]
Rede Global de
Cidades da Aprendizagem: https://www.unescoportugal.mne.pt/;
https://www.unescoportugal.mne.pt/pt/redes-unesco/cidades-de-aprendizagem
[mensagem «0255»]
Rede de Museus do
Algarve: www.museusdoalgarve.wordpress.com
[mensagens «0188» e «0190»]
Rede de Museus do
Distrito de Beja:
[mensagem «0192»]
Rede Portuguesa de
Moinhos: www.moinhosdeportugal.org
[mensagem «0184»]
Rede Portuguesa de
Municípios Saudáveis (RPMS):
[mensagem «0039»]
Repositório da Universidade
de Lisboa: www.repositorio/ul/pt
Revista de Marinha:
www.revistademarinha.com
[mensagem «0035»
Secretaria da
Educação do Paraná: www.arte.seed.pr.gov.br
[mensagem «0183»]
Secretariado Inter-Associações de Professores: https://sites.google.com/site/siaprofes/
[mensagem «0302»]
Secretariado Inter-Associações de Professores: https://sites.google.com/site/siaprofes/
[mensagem «0302»]
Sindicato dos
Professores da Grande Lisboa: …
[mensagem «0033»]
Sociedade Portuguesa
de Botânica (SPB): www.spbotanica.pt
[mensagem «0050»]
Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação: http://www.spce.org.pt/
[mensagem «0302»]
Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação: http://www.spce.org.pt/
[mensagem «0302»]
Tabela Periódica.org:
www.tabelaperiodica.org
[mensagem «0182»]
Tocá Rufar: https://www.tocarufar.com/
[mensagem0268»]
United
Nations Children's Fund / Fundo das Nações Unidas para a Infância
(UNICEF): www.unicef.pt
[mensagem «0100»]
Universidade Sénior
do Seixal (Unisseixal): www.unisseixal.org
[mensagem «0254»]
Vaticano: www.sinodoamazonico.va/
[mensagem «0207»]
Wikipédia: https://pt.wikipedia.org; https://en.wikipedia.org
[mensagens «0054», «0119», «0132», «0143», «0155», «0166», «0180», «0181», «0202», «0226», «0261», «0263», «0266», «0274» e «0281»]
Wild Life Day: www.wildlifeday.org/
[mensagem «0121»]
World Digital Library
/ Biblioteca Digital Mundial: www.wdl.org/en; www.wdl.org/pt
[mensagens «0168» e «0280»]
World Migratory Bird Day: www.worldmigratorybirdday.org/
[mensagem
«0055»]
World Ocean Day: www.worldoceanday.org/
[mensagem
«0061»]
Worldometers: www.worldometers.info/
[mensagem
«0161»]
Sem comentários:
Enviar um comentário