domingo, 21 de julho de 2019

[0198] Desenho arqueológico em exposição em Almada


Perguntou há dias o arqueólogo Luís Raposo [mensagem «0197»] se aquilo que pretendemos fazer com os nossos arquivos memoriais é consumi-los em nome apenas da parasitagem hedonista hodierna ou interrogá-los constantemente, potenciando o seu poder criativo, e já agora conservá-los para aqueles que virão depois de nós?
E, de certo modo respondendo, lembrou como o regresso da democracia em 1974 trouxe com ela todo um novo entusiasmo pelo estudo libertador do passado, como condição da libertação do presente e da garantia da liberdade no futuro.

Podemos encarar a educação como um encontro com as memórias colectivas, onde as questionamos à luz do que desejamos para o presente e para o futuro.

Está em exposição no Quarteirão das Artes, em Almada, a exposição Desenho Arqueológico do Centro de Arqueologia de Almada, concebida e organizada pela Associação Cidadão Exemplar:

Capa de Jorge Raposo para o nº 1 da IIª série
da revista «al madan» (Dezembro de 1992),
onde está em destaque o desenho arqueológico de uma peça medieval
recolhida em Almada, feito por Armando Sabrosa (1965 – 2006) e patente nesta exposição

Na apresentação desta exposição pode ler-se:
O desenho arqueológico é uma ferramenta essencial para o arqueólogo durante o trabalho de campo e posteriormente quando o espólio arqueológico é estudado.
A representação gráfica das peças recuperadas nas escavações arqueológicas tem como objectivo ajudar o investigador na interpretação das mesmas e muitas vezes do contexto de proveniência. Essa representação é mais esquemática ou com maior rigor técnico, conferindo textura e perspetiva de acordo com o nível de pormenor e a complexidade do objeto que queremos ver representado. Auxilia na perceção de morfologias, tipologias, padrões decorativos e mesmo funcionalidades.

Fonte: sítio do Centro de Arqueologia de Almada

1 comentário:

  1. ===========================================================================================================


    Nao opinião sobre isso??? Só quer falar de andar em portugal
    e nada mais? todo mundo rico?

    E putugal que do que? E o mesma merda e pior povo no mundo! E verdade e verdade amigos! Ler meu blog pa mais informaciao, obrigado amigos meus (L)(L)(L)

    Ahhhh putugal, putugal, putugal! Sempre, sempre, sempre chorando e chorando e chorando e chorando por tudo, sempre! Tudo mundo sabe que putugal e o pior merda no mundo, tudos! E mais na palavra "luso' e uma invencao! Tudo nossa historia e fenotipo e Cigano e Arabe. Nao somos lusos. E mais, e melhor que tudo putugal sei uma provincia do Espanha e pronto!

    E nao trabalhos, sempre ficar nas sopas dos pobres tudos dias. Putugal e em estado do merda e nao fix. E verdade e verdade amigos. Esperamos que um tipo de mudança positiva aconteça em Putugal, pois mais de 50% da população, por necessidade, tem que ir às sopas dos pobres para comer. E também, uma melhora no crescimento dos empregos, já que eles estão no país. Por esta razão, muitas pessoas já vão para suas ex-colônias para buscar uma vida melhor e não retornam. Putugal está realmente atolado na merda e ninguém quer fazer nada sobre o assunto. Eles preferem viver em mentiras, o que é isso?

    E lembrate do Wiryamu Mozambique tambem covardes portugueses...lembrate sempre das matanzas portuguesas!
    --------------------------------------------------------------------------------------------------------

    ResponderEliminar