sábado, 24 de agosto de 2019

[0201] As Escolas de Segunda Oportunidade


Na Europa, as Escolas de Segunda Oportunidade começaram a surgir na segunda metade dos anos 1990. A rede que estas escolas criaram em 1999 inclui, actualmente, cerca de 40 parceiros (associações e estabelecimentos de ensino), na sequência do reconhecimento da educação de segunda oportunidade pela Comissão Europeia.

Em Portugal a primeira escola que se juntou a esta rede foi a Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos, criada em 2008:


Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos
(imagem retirada de https://escolasegundaoportunidade.blogspot.com/)


Foram entretanto criadas outras, sobretudo no Norte (Maia, Porto, Valongo), mas também no Sul (Samora Correia).

Estas escolas destinam-se aos jovens que, com mais de 15 anos e sem qualificação profissional, tenham abandonado os estudos há pelo menos um ano, tendo sido, há pouco mais de duas semanas, legalmente enquadradas pelo Ministério da Educação (Despacho nº 6954/2019).
Para concretizar este enquadramento em 2019-20, serão assinados protocolos entre cada uma destas escolas, a Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e as entidades parceiras (autarquias, empresas, instituições de solidariedade social, movimento associativo). Haverá, portanto, um ambiente comunitário a rodear estas escolas.

Fonte: notícia de Silva (2019)

Sem comentários:

Enviar um comentário