segunda-feira, 16 de setembro de 2019

[0204] O relatório Education at a Glance de 2019


A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) divulgou há dias o seu relatório anual Education at a Glance. Nele, os jovens portugueses surgem com taxas de inscrição no ensino superior acima da média dos países parceiros desta organização, mas com o dobro de «nem-nem» (jovens que nem estudam nem trabalham) que procuram emprego há mais de um ano.
De facto, entre os 19 e os 20 anos, 41 % dos nossos jovens estão matriculados numa universidade ou num instituto politécnico, enquanto na generalidade da OCDE a média é de 37%. Por outro lado, Portugal, com a Itália, a Espanha e a Grécia, integra o grupo de países onde há mais jovens que não estudam nem trabalham:


Há pelo menos dois tipos de dificuldades para aqueles que colocam a possibilidade de continuar a estudar. As instituições do ensino superior continuam muito focadas em cursos que prolongam o ensino secundário, não se interessando por prolongar os cursos profissionais. E os cursos do ensino superior têm vindo a garantir vencimentos no mercado de trabalho cada vez mais próximos de quem os não tirou, tal como Sofia Escária, presidente da Federação Académica de Lisboa (FAL), explicou: “De que serve investir tanto para ter um curso, se num primeiro emprego vamos ganhar pouco mais do que quem não tem formação?


Este relatório pode ser acedido em http://www.oecd.org/education/education-at-a-glance/, com versões em inglês, alemão e francês.

Mensagens que referiram os relatórios Education at a Glance dos últimos anos: «0005» (2016), «0089» (2017) e «0158» (2018).

Fonte: notícia de Silva (2019b)

Sem comentários:

Enviar um comentário