sábado, 15 de junho de 2019

[0194] Os Anos Internacionais propostos pela Organização das Nações Unidas


A Organização das Nações Unidas (ONU) tem adoptado quatro ritmos para propor à comunidade mundial a atenção a temas que considera fundamentais: o mais conhecido, o Dia Internacional, tal como as Semanas Internacionais, são mais vocacionados para a celebração; o Ano Internacional e a Década Internacional apelam, principalmente, à intervenção.

O primeiro tema anual foi o dos Refugiados, proposto para 1959-60.
Desde aí, nem todos os anos estiveram associados a um tema, e alguns estiveram associados a mais do que um.
Para 2019 foram adoptados três temas (entre parêntesis, o acesso à respectiva resolução pela Assembleia Geral do ONU):

Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos (A/RES/72/228), já referido na mensagem «0182»

Ano Internacional da Moderação (A/RES/72/129)

Ano Internacional das Línguas Indígenas (A/RES/71/178):



A ONU argumenta assim em relação a este último tema:

As línguas são importantes para o desenvolvimento social, económico e político, a coexistência pacífica e la reconciliação nas nossas sociedades. Sem dúvida, muitas das línguas estão em perigo de desaparecer. Por esta razão, as Nações Unidas declaram o ano de 2019como Ano das Línguas Indígenas a fin de estimular a adopção de medidas urgentes para as preservar, revitalizar e promover.
É através da linguagem que comunicamos com o mundo, definimos a nossa identidade, expressamos a nossa história e cultura, aprendemos, defendemos os nossos direitos humanos e participamos em todos os aspectos da sociedade, só para nomear alguns. Através da língua, guardamos a história, os costumes e tradições das nossas comunidades, a memória, os modos únicos de pensamento, significado e expressão. Também a utilizamos para construir o futuro.
O idioma é fundamental nos âmbitos da protecção dos direitos humanos, da boa governança, da consolidação da paz, da reconciliação e do desenvolvimento sustentável.
O direito a utilizar o idioma da sua preferência é um requisito prévio para a liberdade de pensamento, opinião e expressão, de acesso à educação e à informação, ao emprego, à construção de sociedades inclusivas e outros valores consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Muitos de nós podem viver na sua língua materna sem limitações nem problemas. Mas esse não é o caso de todos.
Dos quase 7 000 idiomas existentes, a maioria foi criada e é falada por povos indígenas que representam a maior parte da diversidade cultural do mundo.

Já estão previstos temas para mais três anos (embora não para todos os próximos anos):

2020: Ano Internacional da Saúde das Plantas (A/RES/73/252)

2022: Ano Internacional das Pescas Artesanais e da Aquacultura (A/RES/72/72)

2024: Ano Internacional dos Camelídeos (A/RES/72/210)

Fonte: sítio da Organização das Nações Unidas (versão inglesa)

Sem comentários:

Enviar um comentário