domingo, 24 de outubro de 2021

[0307] Sesimbra: «cidade educadora»

O município de Sesimbra aderiu em 2011 à Associação Internacional das Cidades Educadoras. Esta associação é constituída por «cidades», representadas pelas suas autarquias, e dela fazem actualmente parte 510 municípios, de 34 países, sendo a Rede Portuguesa de Cidades Educadoras composta por 83 cidades.

Ao aderir a esta associação os municípios subscrevem a Carta das Cidades Educadoras, que passa a constituir o seu elemento unificador: cada cidade-membro trabalha para que a educação seja o eixo transversal de todas as suas políticas, intercambia experiências com outras cidades (quer a nível nacional quer internacional) e colabora com organismos como a ONU e a UNESCO.
O trabalho da Rede Portuguesa tem proporcionado a criação de grupos de trabalho temáticos, como o do Projeto Educativo Local (responsável pela elaboração e edição do documento “Contributos para a construção de um Projeto Educativo Local de uma Cidade Educadora”), o da Cidadania e Participação, o das Cidades Inclusivas e o do Experimentar para Aprender.

Um dos instrumentos desenvolvidos pelo município de Sesimbra é o …

Através dele, e anualmente, são divulgados junto da comunidade educativa, e em particular junto das escolas, os recursos externos de que dispõem para desenvolver os seus próprios projectos.
Para 2021-22, os grandes tópicos que organizam esses recursos são:

O que cada um destes apoios significa está descrito em www.sesimbra.pt/educar-em-rede/sesimbra-educar-em-rede. E os proporcionados pela Câmara Municipal estão especificados em https://www.sesimbra.pt/pages/2270, incluindo, entre outros, os prestados pelo Arquivo, pela Biblioteca, pelo Cineteatro, pelo Museu, pelo Parque da Várzea e pela Lagoa Pequena.

 

Fontes: sítios referidos

Sem comentários:

Enviar um comentário