segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

[0218] Algumas pistas trazidas pelos resultados da 7ª edição do PISA


Foi divulgado há dias o relatório com os resultados da última edição do PISA, realizada em 2018:

Estes resultados podem ser acedidos e descarregados em www.oecd.org/pisa

A primeira edição do PISA (Programme for International Student Assessment) ocorreu em 2000, por iniciativa da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico). Desde aí, a cada 3 anos, tem havido novas edições, com a intenção de avaliar como os alunos de 15 anos mobilizam os seus conhecimentos na resolução de situações do dia-a-dia.
Para tal foram escolhidas três áreas, Ciências, Matemática e Leitura, avaliadas em todas as edições, sendo uma delas particularmente privilegiada em cada edição. Desta vez tratou-se da Leitura, que já tinha estado em destaque nas edições de 2000 e 2009.

Um dos primeiros países cujos alunos obtiveram melhores resultados neste teste internacional foi a Finlândia, o que levou muitos especialistas e gestores da educação a pretenderem replicar algumas das suas escolhas para a organização escolar e curricular. O Sol finlandês foi, no entanto, de pouca dura: de seguida destacou-se a Coreia do Sul e, agora, para embaraço de quem faz análises baseadas nos rankings, destacou-se a China, Singapura, Macau e Hong Kong. Na Europa, desta vez, destacou-se … a Estónia.
Irão agora aqueles especialistas e gestores defender a replicação de outras formas de organizar as escolas e os currículos?

A China apenas participa nesta avaliação com alunos de escolas de quatro das suas províncias: Pequim, Xangai (que já decidira participar neste estudo, de forma autónoma, em 2009), Jiangsu e Zhejiang (que substituiu Guangdong em relação à edição de 2015). Além da capital, trata-se de três regiões costeiras, não tendo sido considerado o interior do país. Neste país, o Estado investe muito na educação, as escolas são obrigadas a prestar contas detalhadas e existe uma forte disciplina entre os alunos: antes de as aulas começarem já muitos estão na biblioteca a estudar.

Os resultados dos alunos finlandeses desceram em relação aos obtidos na década passada. Mas também aumentaram as desigualdades entre eles: maior número de alunos com melhores resultados; e maior número de alunos com piores resultados.

Este aumento das desigualdades também se verificou nos resultados da Leitura em Portugal: de 2015 para 2018, tanto subiu a percentagem dos melhores resultados (de 4,8 % para 7,3 %) como a dos piores resultados (de 17,6 % para 20,2 %).

Fontes: artigos jornalísticos de Silva (2019c) e de Viana (2019, on-line)

Sem comentários:

Enviar um comentário