terça-feira, 12 de novembro de 2019

[0213] O «I Encontro Património e Cultura Marítima: Do Risco ao Barco», em Sesimbra


A tradição dos ofícios relacionados com a construção naval sesimbrense é ancestral. O Tombo da Vila e seu termo refere-se em 1410 à dízima a pagar a calafates e a carpinteiros pela construção de barcas. Em 1425, a documentação menciona a mata do Zimbral como sendo o local para recolha de madeira para construção das barcas. O Foral de D. Manuel, de 1514, relata as isenções de pagamento que os materiais utilizados na construção de embarcações estavam sujeitos.

Estas são apenas algumas datas de referência que atestam a importância que a construção naval e os ofícios inerentes à mesma têm tido na história marítima local, e que vão ser o ponto de partida para o I Encontro Património e Cultura Marítima, intitulado A Construção Naval: Do Risco ao Barco, que se realiza no dia 15 de novembro, na Biblioteca Municipal, e faz parte das comemorações do Dia Nacional do Mar, que se assinala a 16 de novembro.

Para além deste momento, onde se vão debater temas como a arqueologia e a arquitetura naval, a construção e recuperação de embarcações tradicionais, os museus e a construção naval, está programada uma sessão da Sesimbra, Memória e Identidade sobre a construção naval sesimbrense e uma visita aos estaleiros navais e ao Porto de Pesca.


A inscrições estão abertas até 14 de novembro, pelos telefones 21 228 85 50 ou 93 245 45 33 ou pelo e-mail museu@cm-sesimbra.pt.

Fonte: página do Museu Marítimo de Sesimbra no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário