A Rede de Cidades Educadoras abrange hoje 505
cidades, situadas em 34 países de todos os continentes, e tem como referência
comum a Carta
das Cidades Educadoras (ver mensagem «0014»).
Esta Carta resultou de um processo iniciado no 1º Congresso
Internacional das Cidades Educadoras, realizado em Barcelona (em 1990), em cujo
final as cidades nele representadas aprovaram a sua primeira versão, depois foi
revista nos congressos realizados em Bolonha (1994) e em Génova (2004). Externamente,
ela inspirou-se na Declaração Universal dos
Direitos do Homem (1948), no Pacto Internacional dos Direitos Económicos,
Sociais e Culturais (1966), na Declaração Mundial da Educação para Todos
(1990), na Convenção nascida da Cimeira Mundial para a Infância (1990) e na
Declaração Universal sobre Diversidade Cultural (2001).
Têm sido propostas diversas
perspectivas para o conceito e a prática de Cidade Educadora:
A cidade como meio educativo envolvente (aprender na
cidade)
A cidade é
considerada como o contexto, a não ignorar, da educação.
A cidade como
agente educativo (aprender da cidade)
Os habitantes e a vida da cidade são considerados como
agentes da educação.
A cidade como
conteúdo educativo (aprender a cidade)
A cidade, onde os aprendentes se situam, é considerada
um conteúdo da sua educação.
Há, neste momento, 82 cidades portuguesas integradas na Rede
de Cidades Educadores:
Águeda, Albufeira, Alcochete, Alenquer, Alfândega da Fé,
Almada, Amadora, Anadia, Angra do
Heroísmo, Azambuja,
Barcelos, Barreiro, Benavente, Braga, Câmara de Lobos,
Cascais, Chaves, Coimbra, Condeixa-a-Nova,
Esposende, Évora, Fafe, Funchal, Fundão, Gondomar, Grândola, Guarda, Guimarães, Horta, Lagoa, Lagoa do Algarve,
Lagos, Lisboa, Loulé, Loures, Lousa, Lousada, Marco de
Canaveses, Matosinhos,
Mealhada, Miranda do Corvo,
Montijo, Moura, Odemira, Odivelas, Oeiras, Oliveira de
Azeméis, Paços de
Ferreira, Palmela,
Pampilhosa da
Serra, Paredes,
Penalva do
Castelo, Pombal,
Ponta Delgada,
Portalegre,
Porto, Póvoa de Lanhoso,
Reguengos de
Monsaraz, Rio Maior,
Sacavem, Santa Maria da
Feira, Santarém,
Santo Tirso,
Sao Joao da
Madeira, Sesimbra,
Setúbal, Sever do Vouga,
Silves, Sobral de Monte
Agraço, Soure,
Tábua, Tomar, Torres Novas, Torres Vedras,
Valongo, Vila do Bispo,
Vila Franca de Xira, Vila Nova de
Famalicao, Vila Real,
Vila Verde,
Viseu e Vizela
(clicando em cada um deste nomes acede-se à
informação sobre a participação dessa cidade na rede)
A Carta das Cidades Educadores pode ser acedida
através da Página Documentos deste blogue (clicando em Documentos de outras organizações internacionais)
Fontes:
para a rede, sítio da Rede das Cidades Educadoras / Portugal (acedido em 21 de Junho de 2020);
e, para as diferentes perspectivas, tese de mestrado de Helena Bernardo (2007; ponto 1.4.)
para a rede, sítio da Rede das Cidades Educadoras / Portugal (acedido em 21 de Junho de 2020);
e, para as diferentes perspectivas, tese de mestrado de Helena Bernardo (2007; ponto 1.4.)
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