domingo, 4 de dezembro de 2016

[0022] Visita guiada ao Museu de Metrologia

No próximo dia 21 de Dezembro, com início às 10h00, vai ser realizada uma visita guiada ao Museu de Metrologia, conduzida pelo seu responsável, o Dr. António Neves e aberta a quem nela quiser participar.

O Museu de Metrologia faz parte do Instituto Português da Qualidade (IPQ) e situa-se nas instalações deste, na Rua António Gião, 2, 2829-513 Caparica.

O acesso tanto pode ser feito pela via rápida para a Costa da Caparica (como se mostra no mapa, retirado de www.ipq.pt) como pelo Pragal (na direcção da Estação):


Tal como se explica no respectivo sítio, www1.ipq.pt/museu (onde pode ser realizada uma visita virtual), o “Museu de Metrologia do IPQ pretende ser uma referência nacional na divulgação do património metrológico com interesse histórico e da história da metrologia em Portugal e tem por missão promover a recolha, preservação, estudo e divulgação deste património.
O Instituto Português da Qualidade possui um vasto espólio patrimonial de pesos e medidas, provenientes de todo o país.
Merecem destaque as colecções de padrões nacionais das várias unidades de medida, utilizadas em diferentes épocas históricas, que permitem classificar a metrologia nacional em três períodos fundamentais, anteriores ao Sistema Internacional de Unidades (SI):
·       A Idade Média, caracterizada pela diversidade de padrões e respectivos valores;
·       A Formação do Estado Moderno, com início na Reforma Manuelina: tentativa de criação de um sistema uniforme;
·       O Sistema Métrico Decimal, divulgado e promovido a partir de meados do séc. XIX.”

Medidas para líquidos, do tempo de D. Sebastião:
Fotografia de Eva Blum (em 20 de Maio de 2014)

1 comentário:

  1. Fomos 13, os visitantes, 11 adultos, mais 2 crianças. E o nosso guia, o António Neves.
    No fim debatemos o que vimos e falámos um pouco sobre novas perspectivas para a animação deste tipo de instituições, os «museus».
    Vários manifestaram-se interessados em prosseguir com visitas deste tipo, na Nossa Banda, e em ampliar a cooperação sobre as questões patrimoniais.

    ResponderEliminar