Agenda

Resumo

Mensagens em Dezembro de 2021

[0313] O Dia Mundial da Conservação da Vida Selvagem (conservar a restante vida também é conservarmos a nossa)

Mensagens em Novembro de 2021

[0312] Três escolas aniversariantes na Nossa Banda: entre os 34 e os 36 anos, a Básica de Corroios e as Secundárias João de Barros e Manuel Cargaleiro

[0311] Três mil anos de história de Almada em exposição: a nova exposição permanente na Casa da Cidade de Almada  (ex Museu da Cidade)

[0310] A Natureza na Nossa Banda (I): o sapal de Corroios (ilustrações científicas da flora e da fauna)

[0309] Teatro: 25ª Mostra em Almada, 38º Festival no Seixal: de fim de Outubro a início de Novembro

Mensagens em Outubro de 2021

[0308] As Crianças e a Cidade: para pensar no Dia Mundial das Cidades (31 de Outubro), e também em todos os outros dias ...

[0307] Sesimbra: «cidade educadora» (mais os recursos com que a comunidade educativa conta em 2021-22)

[0306] As conversas no Centro de Arqueologia de Almada: as quinze primeira e as previstas; e o acesso às gravadas)

[0305] As escolas TEIP da Nossa Banda (IV): os agrupamentos Miradouro de Alfazina (concelho de Almada) e Ordem de Sant`iago (concelho de Setúbal)

[0304] Recursos (III): os Centros Ciência Viva (destaque para o do Lousal, no concelho de Grândola, o único no distrito de Setúbal)

Mensagens em Setembro de 2021

[0303] O relatório «Education at a Glance» de 2021: o problema do «género»; e o problema dos que «não estudam nem trabalham»

[0302] O associativismo docente após o 25 de Abril: renascimento nos anos 70 e 80; e o ganho e a perda de coordenação

[0301] As escolas TEIP da Nossa Banda (III): os agrupamentos da Caparica (concelho de Almada) e José Saramago (concelho de Palmela)

[0300] O testemunho de Carlos Fiolhais sobre os professores (no momento em que regressam às aulas)

Mensagens em Agosto de 2021

[0299] A Associação Cultural «O Mundo do Espectáculo»: apresentação de uma associação fundada em 1990-91

[0298] As escolas TEIP da Nossa Banda (II): os agrupamentos de Nun`Álvares e de Pedro Eanes Lobato (concelho do Seixal)

[0297] Em férias, nas margens das praias e dos rios da Nossa Banda: sugestões sobre o muito que há a observar

[0296] A opinião de Galopim de Carvalho sobre os professores e os educadores

[0295] As escolas TEIP da Nossa Banda (uma lista)

Mensagens em Julho de 2021

[0294] A longa vida do Xadrez (a propósito do Dia Mundial do Xadrez, comemorado em 20 de Julho)

[0293] As actividades do Ciência Viva no Verão já começaram! (e acontecerão de 15 de Julho a 15 de Setembro; lista das realizadas no distrito de Setúbal)

[0292] Recursos (II): alguns arquivos de fotografia em Portugal (sendo necessário aprender a navegar em cada um deles)

[0291] Cinco curtos vídeos sobre a arqueologia de Almada: em Cacilhas, Almada e Costa da Caparica

Mensagens em Junho de 2021

[0290] A partir de agora o leitor não será automaticamente avisado por email sobre a publicação das novas mensagens …: por decisão da empresa que até agora prestava este serviço

[0289] Os arquivos escolares: a sua relação com as culturas escolares; o ponto de vista dos investigadores; e qual será o dos actores?

[0288] O DataLABOR, depois do Instituto Nacional de Estatística e do PORDATA (mais um apoio estatístico e interpretativo)

[0287] O passado no presente: a Quinta da Fidalga, na Arrentela (a história das «quintas»)

Mensagens em Maio de 2021

[0286] Em 1 de Junho: Dia Nacional do Sobreiro e da Cortiça (mais três sugestões para visitas)

[0285] Como nos faz bem brincar! A propósito da comemoração do Dia Mundial do Brincar, em 28 de Maio

[0284] O painel em cerâmica que a Escola Básica d`Alembrança nos mostra: representações de crianças sobre o mundo em que vivem

[0283] Os azulejos, o património e as escolas: desde as diferentes utilizações na escola à actual preocupação com a preservação deste património

[0282] Hoje a minha sala de aula é no mar: uma experiência pedagógica em curso em Sesimbra

Mensagens em Abril de 2021

[0281] Dia da Terra: comemorado desde 1970 e adoptado pela ONU em 2009

[0280] Recursos (I): a Biblioteca Digital Mundial (referência a dois documentos, respeitantes a Portugal, aí acessíveis)

[0279] Moinhos da Nossa Banda: de vento, de maré, mecânicos; para visitar, para aprender

Mensagens em Março de 2021

[0278] O Barro e a Escola: a escola de barristas e ceramistas de Viana do Alentejo

[0277] O Dia Mundial da Árvore na Nossa Banda: a primeira comemoração ocorreu em 1907, antes de se generalizar ao resto do país

[0276] Uma visão patrimonial da Nossa Banda, por Albino Moura: os painéis de azulejos de Almada, mais os de Sesimbra e do Seixal

[0275] Os temas da ONU para esta década: dois deles são sobre a relação da Humanidade com a Natureza

Mensagens em Fevereiro de 2021

[0274] Beleza e sombra (V): a complexidade das Dicotiledóneas (leguminosas, árvores de fruto, Carvalhos, Oliveiras, Videiras, ...)

[0273] O projecto «Inscrever a Europa nos Muros das Cidades»: realizado em diversas escolas portuguesas, tendo com tema os Direitos Europeus

[0272] Educação Patrimonial VII: como um livro sobre uma povoação, Corroios, pode ser fonte de inspiração patrimonial nas escolas locais

[0271] As Escolas do Piedense: fundadas em em 1948, estiveram activas até hoje

Mensagens em Janeiro de 2021

[0270] Beleza e sombra (IV): a simplicidade das Monocotiledóneas: Agaves, Cereais, Lírios, Orquídeas, Palmeiras, ...

[0269] As Escolas do concelho de Almada e o Rock (anos 60, 70 e 80): os ventos de mudança e o apoio das escolas mudaram a música em Almada

[0268] Tocá Rufar!! Pequena descrição da vida de uma associação

[0267] Educação Patrimonial (VI): inspirações a partir de um poema de Álvaro de Campos / Fernando Pessoa e de um comentário do arquitecto Manuel Vicente

Mensagens em Dezembro de 2020

[0266] Os 48 anos do Centro de Arqueologia de Almada: um percurso a reflectir, entre outros percursos paralelos do associativismo

[0265] Destaque para a alimentação, um dos quatro temas que a ONU promove em 2021: contra os desperdícios

[0264] Beleza e sombra (III): as primeiras plantas com flor (a família das Magnoliáceas)

[0263] 10 de Dezembro: Dia Internacional dos Direitos Humanos (tema deste ano: «Recuperar Bem!»)

Mensagens em Novembro de 2020

[0262] A Escola Secundária João de Barros faz hoje 34 anos: situada na baixa de Corroios, nasceu
, em 1986, como Escola Secundária de Corroios Nº 1

[0261] Educação Patrimonial (V): cinco pinturas, cinco pintores, duzentos e cinquenta anos de visões sobre Almada

[0260] Começou ontem o 37º Festival de Teatro do Seixal (de 13 de Novembro a 18 de Dezembro)

[0259] Durante Novembro: a 24ª Mostra de Teatro de Almada (de 31 de Outubro a 29 de Novembro)

Mensagens em Outubro de 2020

[0258] 31 de Outubro: Dia Mundial das Cidades (local de procura e de encontro, ou não, da solidariedade)

[0257] Beleza e sombra (II): as Coníferas (Pinheiros, Cedros, Zimbros, Ciprestes, Sequoias, Araucárias, ...)

[0256] Educação Patrimonial (IV): e se fosse criada uma Escola de Artes e Ofícios na Nossa Banda?

[0255] A Rede Global de Cidades da Aprendizagem (criada em 2013, pela UNESCO, conta com cidades portuguesas desde 2017)

[0254] A Universidade Sénior do Seixal: treze anos de crescimento e, em breve, novas instalações

Mensagens em Setembro de 2020

[0253] O Dia Internacional da Música e as Filarmónicas da Nossa Banda (que, na Península de Setúbal, são trinta e três)

[0252] Educação Patrimonial (III): o caso do Património e da Educação Patrimonial no Brasil

[0251] O relatório «Education at a Glance» de 2020 (destaque para a escolaridade dos jovens adultos)

[0250] Beleza e sombra (I): as Cicas e os Ginkgos (características; onde observar)

Mensagens em Agosto de 2020

[0249] Educação Patrimonial (II): os «tesouros patrimoniais» do projecto Mais Leitura, Mais Sucesso, de Almada

[0248] A Caparica e a Trafaria: dois vídeos: as vinhas da Caparica, as origens da Trafaria

[0247] Cinco blogues sobre o concelho de Almada: das associações Farol e Scala e de Luís Milheiro e Rui Granadeiro

[0246] Cinco «Visitas Guiadas» a Património Cultural da Nossa Banda: Convento de Santa Maria da Arrábida; Ponte 25 de Abril; Farol do Bugio; Museu de Música Mecânica; Fragata D. Fernando II e Glória

Mensagens em Julho de 2020

[0245] Educação Patrimonial (I): o exemplo do Caramujo e da Romeira, na Frente Ribeirinha Nascente de Almada
[0244] 20 de Julho: a nova data para o Dia Internacional do Xadrez (lembra o nascimento da FIDE, a Federação Internacional do Xadrez)

[0243] Dois meses com a Ciência Viva no Verão: as inscrições começam dia 13 de Julho e as acções decorrem entre 15 de Julho e 15 de Setembro

[0242] As antigas praias de Tróia: entrevistas feitas por alunos de Setúbal (décadas de 1950, 1960 e 1970)

Mensagens em Junho de 2020

[0241] Parte de uma entrevista a Nuno Santos, ou ao rapper Chullage (que vive e trabalha na Nossa Banda)

[0240] Três formas de perspectivar as Cidades Educadoras (a cidade como fonte, como meio, como objecto)

[0239] Uma ferramenta digital para identificar plantas: o Projecto PlantNet

Mensagens em Maio de 2020

[0238] Se só 10 % dos nossos alunos «gostam muito da escola», será que se brinca suficientemente nela?! A propósito do Dia Internacional do Brincar

[0237] Em tempos de apresentações virtuais: o Instituto Português da Qualidade e o seu Museu de Metrologia (aproveitando a comemoração do Dia Mundial da Metrologia, em 20 de Maio)

[0236] 18 de Maio: Dia Internacional dos Museus: e ainda vídeos para conhecer (melhor) o Museu do Trabalho / Michel Giacometti (Setúbal)

[0235] Visitas ao Museu Municipal de Sesimbra (sem sair de casa): vídeos sobre as artes da pesca e as suas tradições

Mensagens em Abril de 2020

[0234] Visitas virtuais a alguns museus da Grande Lisboa: para o tempo de confinamento, para pensar outras formas de comunicação

[0233] O segundo adeus à «Escola Primária da Sobreda»: depois do encerramento da escola, a demolição do edifício

[0232] Dia Mundial da Saúde: hoje, 7 de Abril: (tema deste ano, o apoio ao pessoal de enfermagem e às parteiras)

Mensagens em Março de 2020

[0231] Porque vale a pena ler «Vulnerabilidades: pensar um país frágil», de José Reis? A fragilidade de um país é a fragilidade do seu património; e este é o objecto da educação

[0230] O arquivo audiovisual da RTP: um recurso público

[0229] Uma reflexão de José Gil sobre «O medo»: como um filósofo encara os desafios que os perigos modernos colocam à humanidade

[0228] Reactivação da «Plataforma pelo Património Cultural»: motivos para pensar, motivos para educar

[0227] «Educação Patrimonial em Ação: Tecendo relações entre museus, escolas e territórios»: a realizar em 13 e 14 de Julho de 2020, estando a inscrições abertas a partir de 20 de Abril

Mensagens em Fevereiro de 2020

[0226] O arquivo da «Ephemera»: tem como objecto, sobretudo, a nossa história contemporânea

[0225] Memória e História: apontamentos vindos de uma Conferência (mensagem «0215»)

[0224] A Reserva Ecológica Nacional do concelho do Seixal: património natural e património cultural

[0223] Botânica e História, no renovado Jardim Botânico Tropical, de Lisboa: reabriu ao público depois de um ano fechado para obras

Mensagens em Janeiro de 2020

[0222] Doze palestras no Teatro Romano de Lisboa em 2020: «O Rio Como Horizonte» (uma vez por mês, sempre às 18h00)

[0221] Os temas das Nações Unidas em 2020: a Saúde dos Vegetais; as Parteiras e o Pessoal de Enfermagem

Mensagens em Dezembro de 2019

[0220] O problema da década: estamos a terminar a década ou isso só acontecerá daqui a um ano?

[0219] Em 1957, em 1982, em 2019: a vontade de um Novo que seja Bom (revisitação de uma poesia de Natália Correia, cantada por José Mário Branco)

[0218] Algumas pistas trazidas pelos resultados da 7ª edição do PISA: diversificam-se as estratégias que levam países a destacar-se; aumentam as desigualdades entre alunos

Mensagens em Novembro de 2019

[0217] Prolongando-se para além de Novembro, o Mês da Fotografia, em Almada (a visitar, em diversas partes do concelho)

[0216] Na revista «Al-Madan», o dossiê «Património Cultural Português: experiências e modelos de gestão» (lançamento no dia 30 de Novembro)

[0215] De 25 a 27 de Novembro: Conferência Internacional «Usos do Passado, Memória e Património Cultural»: na Torre do Tombo, em Lisboa

[0214] Azulejos «on the rocks»: mais uma conversa no Centro de Arqueologia de Almada (para os sócios, os amigos e os demais interessados)

[0213] O «I Encontro Património e Cultura Marítima: Do Risco ao Barco», em Sesimbra: Arqueologia, História e Património

[0212] A 36ª edição do Festival de Teatro do Seixal: durante três semanas, em diversas salas do concelho

[0211] A 11ª edição da feira «ObservaNatura»: a realizar em Setúbal

Mensagens em Outubro de 2019

[0210] De 2 a 17 de Novembro, a 23ª Mostra de Teatro de Almada: um pouco por todo o concelho de Almada, teatro e outras actividades a ele ligadas

[0209] Na Costa da Caparica, a Associação Gandaia sobrevoa a região: informação sobre um recurso da Nossa Banda

[0208] De 25 a 27 de Outubro, na Moita, o IV Encontro de Culturas Ribeirinhas: um apoio para o projecto municipal «Moita Património do Tejo»

[0207] A importância do «Sínodo para a Amazónia»: trabalhar para e com aqueles que aí vivem

Mensagens em Setembro de 2019

[0206] Duas actividades do Centro de Arqueologia de Almada, em Outubro: apresentação de um livro sobre a Sobreda e conversa sobre a história dos Serviços Educativos desta associação

[0205] A revolta estudantil de 2015 e 2016 no Brasil: uma retrospectiva

[0204] O relatório Education at a Glance de 2019: destaque para os jovens que nem estudam nem trabalham

[0203] O que é um museu? Proposta, pelo ICOM, de uma nova definição

Mensagens em Agosto de 2019

[0202] A cidade e o futuro, no cinema: o filme Metropolis na Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema

[0201] As Escolas de Segunda Oportunidade: o pequeno número de escolas desta rede já existentes em Portugal foi legalmente emquadrada

[0200] Se numa noite de Agosto vir «estrelas cadentes», inspire-se neste documento: uma proposta acerca do que é essencial saber

[0199] Faça chuva, ou faça sol, consulte o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (e também o seu eMuseu)

Mensagens em Julho de 2019

[0198] Desenho arqueológico em exposição em Almada (a visitar, até ao fim deste Verão)

[0197] Que fazer com os nossos arquivos memoriais? (um artigo, de Luís Raposo, para pensar)

[0196] Abrem muito em breve as inscrições no «Ciência Viva no Verão» de 2019: programa a consultar na véspera da abertura das inscrições

Mensagens em Junho de 2019

[0195] Como surgiram os Serviços Educativos nos nossos museus: um breve resumo das suas origens e primeiras décadas

[0194] Os Anos Internacionais propostos pela Organização das Nações Unidas: um desafio para todos nós

[0193] Tema para o Dia Mundial dos Oceanos de 2019: o papel do género (pela partilha de responsabilidades)

[0192] A Rede de Museus do Distrito de Beja: parte do que neste distrito se conserva e reflecte como «memória»

Mensagens em Maio de 2019

[0191] Apresentação de um livro sobre o cinquentenário das Escolas do Clube Desportivo da Cova da Piedade: histórias sobre a Educação na Nossa Banda

[0190] A exposição «Algarve – Do Reino à Região»: 13 exposições em todo o Algarve que nos proporcionam uma visão conjunta

[0189] A Rede Nacional de Áreas Protegidas: designação, localização e acesso a informações

[0188] A Rede de Museus do Algarve: a sua origem e funcionamento; e o acesso ao «Guia dos Museus do Algarve» que acabou de disponibilizar

Mensagens em Abril de 2019

[0187] Inaugurado o Parque Urbano do Seixal (a visitar e a usufruir)

[0186] A afirmação da Natureza: plantas do cabo Espichel (agrestes, robustas, belas)

[0185] Ludoteca da Escola Básica de Vale de Milhaços: talvez a que funciona há mais tempo, ininterruptamente, numa escola da Nossa Banda (um apoio para as actividades extracurriculares)

[0184] 7 de Abril: Dia Nacional dos Moinhos (muitos moinhos a visitar)

Mensagens em Março de 2019

[0183] Ser cidadão, para Augusto Boal: a propósito do Dia Mundial do Teatro, um pouco sobre o Teatro do Oprimido

[0182] 2019: Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos (para comemorar; para cuidar)

[0181] Primavera: a Árvore e a Floresta (a propósito das comemorações do início da Primavera)

[0180] Uma visão artística do património do concelho de Sesimbra: interessante para ver, fotografar e pensar

Mensagens em Fevereiro de 2019

[0179] No próximo dia 27: uma sessão para jogar, depois de pensar … (a realizar na Associação Almada Mundo)

[0178] O Museu Industrial da Baía do Tejo, no Barreiro (memórias do antigo complexo industrial da Companhia União Fabril)

[0177] Sob a toponímia, o passado: algumas ruas de Corroios, do Laranjeiro e do Feijó (nomes que lembram as plantas visíveis outrora)

[0176] Uma visão artística do património do Seixal: um painel de azulejos de Albino Moura

Mensagens em Janeiro de 2019

[0175] «Rio Grande»: uma ponte entre duas exposições actualmente patentes em Almada (sobre o Rock e sobre a Lisnave)

[0174] A educação: num mundo que sai de um paradigma e não sabe em qual entrará (à procura de um senso salvador)

[0173] Vídeos sobre o património natural e cultural da Nossa Banda: cinco oportunidades para conhecer melhor o património da Nossa Banda

[0172] Uma nova exposição a inaugurar em Almada: um olhar sobre o papel da música na história de uma geração

Mensagens em Dezembro de 2018

[0171] Primeiros resultados do novo inquérito da O.M.S. aos adolescentes (eles questionam as mudanças que julgamos serem necessárias na educação)

[0170] Memórias de almadenses sobre a sua educação (II): extractos de um livro publicado pelo Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade

[0169] Onde obter informações sobre o Património Mundial classificado em Portugal: um recurso para consulta

[0168] A World Digital Library / Biblioteca Digital Mundial: um recurso acerca do nosso mundo

Mensagens em Novembro de 2018

[0167] Pressões imobiliárias sobre o associativismo na Nossa Banda: mais um caso de gentrificação

[0166] Uma rua, uma história: Francisco Ferrer e a Escola Moderna (catalão, anarquista, pedagogo)

[0165] Em breve, uma nova exposição em Almada: a visitar a partir de 19 de Novembro

[0164] Uma campanha da UNESCO pelo Direito à Educação: um problema mundial longe de resolvido

Mensagens em Outubro de 2018

[0163] De 2 a 18 de Novembro há muito teatro em Almada! (programa da 23ª Mostra de Teatro de Almada)

[0162] Como fazer o «Origami»? Qual o seu papel na educação? (primeira sessão organizada pelo Grupo Estrela Azul em 2018-19)

[0161] Como está o mundo neste momento? (uma estimativa baseada em publicações estatísticas fidedignas)

[0160] CINEMAR: dois dias de cinema na Trafaria! (um festival de cinema sobre o mar e a pesca)

[0159] A visitar em Lisboa: o Jardim Botânico da Ajuda (mesmo em frente ao Palácio da Ajuda)

[0158] Em 5 de Outubro: Dia Mundial do Professor (e alguns dados do relatório «Education at a Glance 2018»)

Mensagens em Setembro de 2018

[0157] As praias da Nossa Banda: o início da transformação da Costa de Caparica (o património foi e é construído)

[0156] A «Orca de Aljezur» deu à costa em Almada: trata-se da Orca que nós somos

[0155] A 10ª edição da Feira ObservaNatura: de 28 a 30 de Setembro, no concelho de Setúbal

[0154] As praias da Nossa Banda no fim do século XIX: para lembrar a sua história

Mensagens em Agosto de 2018

[0153] Entre o passado e o futuro da construção e reparação naval em madeira no estuário do Tejo: será possível formar gente simultaneamente para velhos e novos objectivos?

[0152] O novo sítio e as próximas iniciativas do Centro de Arqueologia de Almada: visitas guiadas a decorrer em Setembro

[0151] A última salina artesanal do Samouco: observável, incluindo aves residentes e de passagem

Mensagens em Julho de 2018

[0150] Álvaro Laborinho Lúcio: “há uma educação para ricos e uma educação para pobres” (uma crítica ao centrismo educacional)

[0149] Uma magia por um grupo que está em constituição: reportagem do evento anunciado na mensagem «0144» e anúncio de mais iniciativas a partir de Setembro

[0148] A «Ilha do Sumiço»: para ver numa das noites deste Verão

[0147] Está quase a chegar o «Ciência Viva no Verão» de 2018: muitas oportunidades para aprender, descontraidamente, durante as férias

Mensagens em Junho de 2018

[0146] Tópicos sobre o património histórico do concelho do Barreiro: para articular com o restante património histórico da Nossa Banda

[0145] Dia 4 de Julho: oficinas metrológicas para educadores (no IPQ) (para que os interessados se inscrevam)

[0144] Uma magia no Parque da Paz (concelho de Almada): um desafio para um Sábado de manhã, no contexto de outros desafios para cada última Quarta-feira de cada mês

[0143] As escolas e os seus nomes, na Nossa Banda: uma incursão pelo modo como nos identificamos

Mensagens em Maio de 2018

[0142] 1 de Junho: Dia Nacional do Sobreiro e da Cortiça (a importância ecológica e económica desta árvore no passado da Nossa Banda)

[0141] Lembrando Roger Caillois a propósito do Dia Mundial do Brincar, 28 de Maio: jogar como «competição», como «sorte», como «simulação» e como «vertigem»

[0140] No Barreiro, o Espaço Memória evoca a Muleta, embarcação tradicional do Tejo (além de proporcionar uma noção geral sobre o património local)

[0139] Em defesa da biodiversidade: 25 anos de acção celebrados no próximo dia 22 de Maio (um esforço que nos vai exigir muito mais tempo para ter sucesso)

[0138] Celebração do Dia Mundial da Metrologia no Instituto Português da Qualidade: uma oportunidade perto de casa para os da NossaBanda

[0137] 18 de Maio: Dia Internacional dos Museus (comemorações perto da casa de cada um)

[0136] Colóquio: «Cooperativismo, Mutualismo e Associativismo»: nas Escolas do Desportivo da Cova da Piedade, dia 8 de Maio às 21h00

[0135] 6 de Maio: Dia Nacional do Azulejo (visando a protecção e a valorização do património azulejar)

[0134] O XXV Festival Interescolas de Teatro de Almada: a decorrer entre 2 e 6 de Maio, no Fórum Romeu Correia

Mensagens em Abril de 2018

[0133] 1 de Maio: Dia do Trabalhador (uma data que precisa sempre de ser renovada)

[0132] Breve historial da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto: os grandes passos, desde 1965 até hoje

[0131] Consulta pública sobre os Currículos dos Ensinos Básico e Secundário: com dois documentos disponibilizados como apoio

[0130] O Moinho de Maré da Mourisca: a visitar, em Setúbal

[0129] Reabriu o Jardim Botânico da Universidade de Lisboa: a ir visitar

[0128] 7 de Abril: Dia Mundial da Saúde (tema de 2018: «Saúde para Todos»)

[0127] 1938-39: os capitães da Costa (excerto de uma história contada por Manuel de Sousa Camilo)

Mensagens em Março de 2018

[0126] O Museu do Dinheiro, em Lisboa: um recurso (Antropologia; Arqueologia; Economia; História; Política)

[0125] Comemorando o início da Primavera: a época do ano mais transbordante

[0124] Uma balança munida de uma escala que auxilia a calcular os preços: uma interessante exploração matemática incorporada nas ferramentas do nosso dia-a-dia

[0123] O Plano de Promoção do Sucesso Educativo da Câmara Municipal de Almada: mais parceiros, mais complexidade educativa

[0122] Uma reflexão e algumas sugestões para a retoma das Memórias da Educação em Almada e Seixal: três contributos para um processo que aprende a ser colectivo

[0121] 3 de Março: Dia Mundial da Vida Selvagem (tendo como tema, em 2018, «Os grandes felinos: predadores sob ameaça»)

Mensagens em Fevereiro de 2018

[0120] Um compasso de espera na organização do encontro «Memórias em Educação no Território de Almada e Seixal»: esclarecimento dos dinamizadores

[0119] Hoje é o 161º aniversário do nascimento de Baden-Powell: um pedagogo do início do século XX

[0118] Um debate promovido pela OCDE: a perspectiva do desenvolvimento de competências nas escolas

[0117] Os Fóruns Urbanos Mundiais: acerca da sua 9ª edição, a decorrer em Kuala Lumpur, sob o tema da Nova Agenda Urbana

[0116] A Fábrica dos Sonhos (Cova do Vapor, Trafaria): um exemplo que ilustra a mensagem anterior

[0115] Explorando, na Nossa Banda, a era pós-ranking das escolas: potenciar o melhor e compensar o menos bom de cada um

Mensagens em Janeiro de 2018

[0114] «Plantas Silvestres do Concelho de Almada»: o novo livro de Manuel Lima (para os amantes da Natureza)

[0113] Um balanço sobre o nosso sistema educativo, por António Nóvoa: falta o entusiasmo, falta a autonomia

[0112] Memórias de almadenses sobre a sua educação: para nos ajudar a pensar o presente

[0111] €cos da Europa na Nossa Banda: o que a mistura de moedas de €uro nos diz?

[0110] Uma visita à exposição «Loulé. Territórios, Memórias, Identidades»: o estado da arte da arqueologia e uma visão dinâmica das comunidades do Sul do país 

[0109] Exposição na Nossa Banda: «Com Conta, Peso e Medida – A Coleção do Aferidor Municipal»: de 21 de Janeiro a 30 de Setembro de 2018, no Moinho de Maré de Corroios

Mensagens em Dezembro de 2017

[0108] Por um 2018 vindo de todos nós! (poema de Carlos Drummond de Andrade) 

[0107] Luís Raposo: «Luzes e sombras em vésperas do Ano Europeu do Património Cultural» (uma opinião, que também desafia a Educação Patrimonial)

[0106] Vinte e sete das escolas dos concelhos de Almada e Seixal: organigrama das suas origens (45 anos a instalar escolas)

[0105] 10 de Dezembro: Dia dos Direitos do Homem (para lembrar o que falta para os implementar)

Mensagens em Novembro de 2017

[0104] Os 30 anos da Escola Secundária Daniel Sampaio lembram a expansão da rede de escolas nos concelhos de Almada e Seixal ao longo da década de 1980: escola criada em 1987 e inaugurada em 1988

[0103] Dia Mundial da Ciência / Dia Mundial da Ciência ao Serviço da Paz e do Desenvolvimento: para que uns divulguem o que fazem e todos participem nos debates

[0102] O Dia Mundial da Filosofia, celebrado em Novembro: a Filosofia, fundamento para a coexistência e o pensamento crítico

[0101] Premiada a reprodução do Carvalho de Monchique em viveiro do Grupo Flamingo: pode ser pretexto para a Educação Ambiental

[0100] 20 de Novembro: Dia Internacional dos Direitos das Crianças (lembra os dias em que as Nações Unidas aprovou a Declaração Universal dos Direitos das Crianças, em 1959, e a Convenção dos Direitos da Criança, em 1989)

[0099] 19 de Novembro: Dia Mundial do Xadrez (um jogo em que se compete mas também se colabora)

[0098] Construção naval em madeira: a «Muleta» está a renascer em Sarilhos Pequenos (um local que se pode visitar)

[0097] O Moinho de Maré de Alhos Vedros: visitável, mediante marcação

[0096] Hoje faz 45 anos: parabéns Centro de Arqueologia de Almada! (fundado em 1 de Novembro de 1972, desenvolve um conjunto de actividades ímpar na Nossa Banda)

Mensagens em Outubro de 2017

[0095] Apresentação do livro sobre a Escola Secundária José Afonso (no dia 9 de Novembro, na própria escola)

[0094] O Grupo Flamingo (um recurso bem enraizado na Nossa Banda)

[0093] 31 de Outubro: Dia Mundial das Cidades (um desafio para a reflexão e a acção das Cidades Educadoras)

[0092] Visitas guiadas ao sítio arqueológico da Quinta do Almaraz (Almada): dia 21 de Outubro, às 10 e às 16 horas

[0091] Bora Cuidar da Escola! (2º encontro organizado pelo Núcleo de Almada e Seixal da Rede Educação Viva)

[0090] 16 de Outubro: Dia Mundial da Alimentação (chamando a atenção, este ano, para aqueles que têm sido obrigados a abandonar as suas casas)

[0089] Dois tópicos interessantes do relatório «Education at a Glance» deste ano: sobre a escolaridade aos 2 anos; e sobre a ensino superior

[0088] O MAEDS - Museu de Arqueologia e Etnologia do Distrito de Setúbal: a visitar, em Setúbal

Mensagens em Setembro de 2017

[0087] 5 de Outubro: Dia Mundial do Professor (mais alguns dados estatísticos sobre os professores portugueses)

[0086] Como no Agrupamento de Escolas do Barreiro se encara o Projecto de Autonomia e Flexibilidade Curricular: parte da mensagem da Directora relativa ao corrente ano lectivo

[0085] 1 de Outubro: Dia Internacional da Música (e na Nossa Banda existe um museu dedicado à música, o Museu da Música Mecânica)

[0084] Uma exposição de trabalhos dos alunos da Escola Básica António Augusto Louro: no Cinema S. Vicente (Aldeia de Paio Pires)

[0083] “Eu sou da Emídio – «História(s) e memória(s) da Escola Secundária Emídio Navarro»”: livro a lançar no dia 18 de Novembro

[0082] Como a Academia de Música e Belas Artes Luísa Todi encara o Projecto de Autonomia e Flexibilidade Curricular: extracto do seu sítio

[0081] A exposição «Plantas e Povos», do MUHNAC: também um convite a reflectir

[0080] O ponto de vista dos directores sobre o «Projecto de Autonomia e Flexibilidade Curricular», do Ministério da Educação (entrevistas em 31 escolas)

Mensagens em Agosto de 2017

[0079] Encontro de História Oral - Práticas e Experiências Locais sobre a Memória: a realizar no Museu da Cidade de Almada, de 11 a 13 de Outubro

[0078] Uma visita agradável e didáctica: a Estufa Fria, em Lisboa (com uma exposição sobre as plantas na primeira globalização patente até 17 de Setembro)

[0077] Encontro sobre Literacias e Necessidades Educativas Especiais, em Almada: no 7 de Setembro

[0076] Quem, da Nossa Banda, vai estar envolvido no Projecto Autonomia e Flexibilidade Curricular em 2017-18 (lista de agrupamentos de escolas e de escolas envolvidas)

[0075] Navegação e medições: um check-in no século XVII (pormenor de um quadro de Dirk Stoop sobre o Terreiro do paço, em Lisboa)

Mensagens em Julho de 2017

[0074] Para a observação de aves: o Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena (situado no concelho de Sesimbra e visitável com ou sem acompanhamento)

[0073] O passado e o futuro das nossas universidades populares: um texto de Paulo Almeida

[0072] Os planos municipais de combate ao abandono e insucesso escolares: o caso da Câmara Municipal de Almada

[0071] Para as crianças, para todos nós: o Museu da Marioneta (que tem um Serviço Educativo)

[0070] Chegou a Ciência Viva no Verão de 2017: iniciativas de divulgação científica, de 15 de Julho a 15 de Setembro, por todo o país

[0069] Uma experiência pedagógica em 2017-18, nas escolas que o decidirema implementação do projecto de autonomia e flexibilidade curricular dos ensinos básico e secundário

[0068] O 34º Festival de Almada (teatro, dança e música): de 4 a 18 de Julho

Mensagens em Junho de 2017

[0067] Em preparação: a Universidade Popular de Almada: destinada à população em geral

[0066] Um homem de Almada: Romeu Correia (1917 – 1996): uma biografia, uma exposição

[0065] 20 de Junho, Dia Mundial dos Refugiados: como o passado pode servir para reflectir o presente, e o presente para interpretar o passado

[0064] A obesidade dos nossos adolescentes: dados estatísticos internacionais, focados nos nacionais

[0063] Apresentação de livro, já amanhã! («Memórias, Sociabilidades e Resistências. O caso da Cooperativa de Consumo Piedense»)

[0062] «A Indústria Naval em Almada» – uma exposição permanente: breve relato de uma visita

[0061] 8 de Junho, Dia Mundial dos Oceanos: uma chamada de atenção para o problema das ilhas de lixo nos oceanos

Mensagens em Maio de 2017

[0060] Livro sobre a Escola Secundário José Afonso (Seixal): a lançar no início de 2017-18

[0059] Ser jovem em Portugal: estatísticas sobre os 3 milhões de portugueses com menos de 30 anos

[0058] 28 de Maio, Dia Mundial do Brincar: lembrança, também, de uma intervenção feita em 2002 sobre as Ludotecas escolares em Almada e Seixal

[0057] Dados estatísticos para pensar: o insucesso escolar no 2º ciclo (baseados nas classificações internas de 2014-15)

[0056] Um Dia Mundial da Metrologia aberto e ao pé de casa: colóquio e visitas no IPQ, no dia 22 de Maio

[0055] 10 de Maio, Dia Mundial das Aves Migradoras: e algumas das aves que frequentam o sapal de Corroios

[0054] Sesimbra e a construção naval em madeira: impressões de uma visita

[0053] Uma possibilidade trazida pelo documentário «Viva Portugal»: procurar e trabalhar as memórias do que se seguiu a 1975

Mensagens em Abril de 2017

[0052] Como os jovens de 15 anos que realizaram os testes PISA em 2015 encaravam o seu «bem-estar»: papéis da escola, dos professores, dos pais, da internet e das expectativas

[0051] O Parque da Paz, em Almada: para disfrute e para observação (as plantas, as aves)

[0050] Em Maio, um Curso de Botânica: a realizar nos quatro Sábados

[0049] Onde se pode ver o documentário «Viva Portugal» neste Abril: Almada; Cova da Moura / Amadora; Évora; Grândola; Quebradas / Alcoentre;  Lisboa; Vila Velha de Ródão

[0048] Alguns apontamentos sobre o simpósio «Museus, Investigação & Educação»: velhos e novos papeis, relação com os parceiros, desafios aos educadores

[0047] Dia Nacional dos Moinhos (e moinhos da NossaBanda abertos para a comemoração): nos dias 7, 8 e 9 de Abril

[0046] A exibir em Almada, o documentário «Viva Portugal»: o primeiro ano após o 25 de Abril (na Academia Almadense, no dia 30 de Abril, às 21h00, entrada livre)

Mensagens em Março de 2017

[0045] Fundação da FERSAP (Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais), em 5 de Junho de 1989 (memória baseada numa notícia de jornal)

[0044] O «II Encontro / Debate sobre a Situação do Ensino em Almada e Seixal», realizado em 17 de Maio de 1989 (memória baseada numa notícia de jornal)

[0043] Ensinar e aprender: «conhecimentos» ou «competências»? (uma proposta do Ministério da Educação, um comentário da Conselho Nacional de Educação)

[0042] O tempo que os professores hoje trabalham: mais de 46 horas por semana

[0041] O Plano Nacional de Cinema (divulgação)

Mensagens em Fevereiro de 2017

[0040] Menos poder para os directores, defendem 92% dos professores que participaram num inquérito da Fenprof

[0039] A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis (que já abrange 38 municípios)

[0038] A Arte-Xávega» no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (anúncio 14/2017 do Diário da República, de 16 de Fevereiro)

[0037] Três modelos para pensar a relação dos grupos e comunidades com as suas memórias: a participação como consulta, a participação com parceria estratégica e a participação como capacitação das comunidades~

[0036] O duplo problema do «tempo» (comentário à conferência anunciada na mensagem «0033»)

[0035] Uma visita à Fragata «D. Fernando II e Glória», em Cacilhas (informações para outros visitantes)

[0034] Uma visita ao Museu de Metrologia, na Caparica (relato da vista efectuada no dia 21 de Dezembro de 2016)

[0033]  Memórias do sindicalismo docente: uma conferência e uma exposição em Almada (a realizar / inaugurar no dia 8 de Fevereiro de 2017)

Mensagens de Janeiro de 2017

[0032] Pormenores marítimos da exposição «Almada. Uma história milenar. Entre aterra e o mar» (objectos relacionados com a pesca e a navegação)

[0031] Na próxima 2ª feira: reunião de preparação do Encontro «Memórias em Educação no Território de Almada e Seixal» (anúncio de reunião em 30 de Janeiro)

[0030] Núcleo de História Local e de Arqueologia Os Investigadores (1990-96) (na Escola Preparatória da Cova da Piedade)

[0029] A peça «Os Dias do Pão» (divulgação; para crianças)

[0028] De 6 a 8 de Abril: simpósio Museus, Investigação & Educação (anúncio, visando as inscrições)

[0027] Tópicos inspiradores de debate, vindos das 26 mensagens de 2016 (e que serão desenvolvidos, na página «debates», com as mensagens de 2017)

Mensagens de Dezembro de 2016

[0026] «A Cidade do Teatro» e a Educação (resumo das ligações entre «teatro» e «educação» referidas num livro comemorativo da Mostra de Teatro de Almada)

[0025] A importância dos arquivos escolares (resumo de um artigo de Maria João Mogarro)

[0024] Uma entrevista sobre «museus», sobre «falar do que se passa hoje», sobre«aprender a lidar com o passado» (opinião de Chris Whitehead)

[0023] # Ocupa Pedro II (relato da ocupação de escolas pelos alunos no Brasil)

[0022] Visita guiada ao Museu de Metrologia (no dia 21 de Dezembro de 2016)

[0021] O Xadrez no currículo da Escola 31 de Janeiro (Parede)obrigatório para todos os níveis de ensino

Mensagens de Novembro de 2016

[0020] Os resultados do TIMSS de 2015 (resultados dos nossos alunos do 4º ano neste estudo internacional sobre Matemática e Ciências)

[0019] Faz hoje 30 anos! (efeméride do Encontro Debate da comunidade educativa de Almada e Seixal em 22 de Novembro de 1986)

[0018] Mais um passo na preparação do Encontro «Memórias em Educação no Território de Almada e Seixal» (anúncio de reunião em 9 de Janeiro)

[0017] Estudo da Organização Mundial de Saúde sobre a adolescência (3ª parte) (dados de 2013-14)

[0016] Estudo da Organização Mundial de Saúde sobre a adolescência (2ª parte) (dados de 2013-14)

[0015] Estudo da Organização Mundial de Saúde sobre a adolescência (1ª parte) (dados de 2013-14)

[0014] A Carta das Cidades Educadoras (divulgação)

[0013] Três escolas diferentes (notícia de 2014)

[0012] «Se fosse ministro, reduzia carga horária para termos tempo de ser crianças» (encontro realizado em 4 de Novembro)

Mensagens de Outubro de 2016

[0011] Almada. Uma história milenar, entre a terra e o mar (visitas guiadas em 29 de Outubro, 26 de Novembro e 31 de Dezembro de 2016 e em 28 de Janeiro de 2017

[0010] Nas velhas instalações do Presídio da Trafaria: três exposições sobre a outra / a nossa banda (visita não guiada em 11 de Novembro)

[0009] O Encontro «Memórias em Educação no Território de Almada e Seixal» (anúncio de reunião em 14 de Novembro)

[0008] O grupo «Educação: Pontes na Outra Banda» (apresentação)

Mensagens de Setembro de 2016

[0007] Bora Mudar a Escola?! (encontro realizado em 22 de Outubro)

[0006] Experiência de ensino bilingue realizada na EB1 do Vale da Amoreira em 2008-12 (reportagem)

[0005] O relatório «Education at a Glance»de 2016 (dados maioritariamente de 2013)

[0004] Inquérito aos professores portugueses (divulgado em Setembro

[0003] Jornadas Arqueológicas da Região de Setúbal (realizadas em 7 a 15 de Outubro)

[0002] II Encontro sobre Metrologia e Ensino (realizado em 13 de Setembro

[0001] O nº 48 da revista «Apogeo» (publicada em Julho)

Sem comentários:

Enviar um comentário